Início » ‘Jabuti’ incluído no projeto Movimentar sem o debate necessário prejuda petroleiras, afirma IBP – Investe Alcance

‘Jabuti’ incluído no projeto Movimentar sem o debate necessário prejuda petroleiras, afirma IBP – Investe Alcance

por João P. Silva
camara dos deputados projeto mover jabuti afeta petroleiras ibp

A modificação foi incluída no projeto Movimentar, que segue para o Senado, entidade credenciada pelo IBP em prejuízo à competitividade (Imagem: REUTERS/Adriano Machado)

Uma emenda incluída de ultima hora no programa automotivo Motorvalidado na noite desta terça-feira (28) pela Câmara dos Deputados, prejudica a competitividade do setor de petróleo e gás no Brasil ao estabelecer regras de teor sítio para as atividades de exploração e produção petrolífera, disse nesta quarta-feira (29) ó Instituto Brasílio de Petróleo e Gás (PI).

Segundo o grupo que representa petroleiras porquê Petrobrás (PETR4), A casca é Exxon Mobil (EXXO34) no Brasil, o “jabuti” — tema sem relação direta com o ponto médio do texto — foi incluído no Movimentar sem o debate necessário com o setor produtivo e “representa grave barreira para a viabilidade de projetos, tendo sido estabelecido sem qualquer estudo técnico mas aprofundou”.

Exigências de maior teor sítio para equipamentos da indústria petrolífera e fornecedores ao setor de petróleo e gás do Brasil vão na direção de anseios do governo Lula, que inclusive vê a Petrobras porquê importante indutora de geração de empregos e tecnologias industriais mais sofisticadas.

Uma das missões da novidade presidente da petroleira estatal, Magda Chambriard, é fomentar a indústria naval, entetanto o setor privado argumenta que muitas vezes é verosímil encontrar equipamentos a custos mais baixos no exterior.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Movimentar suprime poderes e prerrogativas do Ministério de Minas e Pujança

O novo busto validado pela Câmara, que ainda precisa ser medido pelo Senado, suprime os poderes e prerrogativas do Ministério de Minas e Pujança, da sucursal reguladora ANP e do Recomendação Vernáculo de Política Energética (CNPE) para fixar os índices de teor sítio de equipamentos de congraçamento com as características de cada projeto petrolífero, conforme a prática internacional, disse o IBP.

Na visão do instituto, isso pode simbolizar “verosímil desrespeito” a acordos comerciais internacionais dos quais o Brasil é subscritor, abrindo caminho para contestações na Organização Mundial do Negócio (OMC) e em outros fóruns.

“Uma mudança de regras sem o debate tempestivo com os setores envolvidos representa uma nítida deterioração do envolvente de negócios nacionais para os investimentos no setor de petróleo e gás. O efeito inopino é uma potencial perda de atratividade para próximos leilões de áreas exploratórias da ANP, ameaçando o desenvolvimento de futuros projetos no Brasil”, observou.

Com a desfecho da votação na Câmara, o projeto do Programa Movimentar vai agora ao Senado. A expectativa é de que os senadores analisem a proposta ainda nesta quarta-feira.



Fonte

Related Posts

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Saiba Mais

Política de Privacidade e Cookies