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Jeane Tsutsui, CEO do Fleury, diz que há gosto por novas aquisições

por João P. Silva
Jeane Tsutsui, CEO do Fleury, diz que há apetite por novas aquisições

Encontre uns choram outros vendem lençóis. O ditado popular repetido por empreendedores pode muito muito ilustrar a situação da empresa de medicina diagnóstica Fleury (FLRY3). Eu o entrevistei Perceptibilidade Financeira, Jeane Tsutsui, CEO do Grupo Fleury, com uma combinação de negócios que colocou o laboratório em um novo patamar de faturamento. O setor de saúde, por sua vez, se debate com a tarifa tributária, o aumento do dispêndio da saúde e reajustes aquém do esperado, no caso das operadoras.

Tsutsui conta que, desde 2017, o Fleury realizou 18 aquisições, sendo 12 em medicina diagnóstica e 6 em novas especialidades. E há gosto para novas compras, diz ela.

Na entrevista em vídeo, você confere os negócios que interessam ao Fleury, porquê está se dando uma expansão regional e os planos do grupo para crescer seu portfólio de marcas. O Fleury opera nos segmentos premium, intermediário e essencial.

Jeane Tsutsui palestrou na Perceptibilidade Financeira durante o CEO Conference do Itaú BBA.

Embora reforce o gosto por novas aquisições, Tsutsui afirma que seu índice de endividamento não deve ultrapassar o patamar atual de 1,2 vezes o Ebitda (Lucros antes de Juros, Impostos, Desfavor e Amortização). O número é considerado grave. O setor opera com nível de alavancagem de quatro a cinco vezes maior.

“Também temos disciplina de custos e despesas. Olhamos para produtividade e eficiência operacional o tempo inteiro”, diz Tsutsui.

Os analistas da Genial, liderados por Guilherme Vianna, destacaram porquê ‘óptimo’ a gestão dos custos do Fleury, em relatório publicado em maio.

Mais diagnósticos

Do lado da receita, os analistas veem crescendo por ‘volume e não de preço’. Em outras palavras, o maior volume de exames (para diagnósticos ou de toxicologia, por exemplo) deve contribuir para a receita. A dengue teve impacto de 11% no faturamento operacional do Fleury em Minas Gerais, estado com maior volume de casos do país, no primeiro trimestre.

Outrossim, Tsutsui vê possibilidade de expansão no segmento B2C, que são as unidades de atendimento e envolvem tapume de 67% do negócio, diz ela. O executivo cita porquê exemplo a obtenção (por R$ 69,8 milhões), em abril, de 100% da rede de laboratórios de diagnóstico de São Lucas, em Santa Catarina. A compra marcou a ingresso do Fleury no estado com a oferta de serviços direto ao consumidor.

Os analistas do Itaú BBA destacaram a obtenção porquê positiva, mas relativizaram o impacto da operação na receita do Fleury. Segundo analistas do Itaú BBA, a operação em São Lucas é “muito pequena para provocar impacto em uma empresa grande porquê o Fleury”. O São Lucas teve faturamento de R$ 47 milhões nos últimos 12 meses (oferecido de abril), enquanto o Fleury fechou 2023 com receita líquida de R$ 7,2 bilhões, subida de 9,7% sobre 2022.

Jeane Tsutsui: gosto por novas aquisições

Questionado se o Fleury pretende fazer novas aquisições, Tsutsui diz que sim.

“O tempo inteiro temos um tempo de M&A (fusões e aquisições) que olha um ‘pipeline’ tanto de medicina diagnóstica quanto de outros serviços. O ponto principal é que a obtenção precisa fazer sentido.”

Para ela, fazer sentido significa compilar os três parâmetros que o Fleury considera essenciais numa compra: entrar em novidade rossio, ter alinhamento cultural e estar dentro das metas financeiras.

“Temos uma estratégia de combinação de prolongamento orgânico com aquisições, que é feita com muito critério, com base no momento do dispêndio de capital e no preço correto.”

Tecnologia e Perceptibilidade sintético

Outro pilar da estratégia de prolongamento do Fleury é a tecnologia.

“É fundamental para os negócios de saúde”, afirma Tsutsui. Segundo o CEO do Fleury, a tecnologia tem permitido ampliar o aproximação à saúde, aumentar a produtividade e melhorar a experiência do cliente.

Nesta frente, o Fleury atua em parceria com novas empresas digitais para trazer para dentro novas tecnologias. “Temos 57 startups que já estão no dia a dia do Fleury, em 27 áreas da organização.”

Quando o tópico é lucidez sintético (IA), Tsutsui conta que o uso de IA em sonância magnética, já permite reduzir o tempo de conquista de exames em 48%, ‘ao mesmo tempo que também permite um hanho de qualidade’.

Outra importante utilidade do IA são nossos equipamentos de tomografia, para diagnóstico de situações críticas. O lucro é a maior assertividade do diagnóstico, que permite ligeireza no tratamento. “Iso tem um impacto gigante no desvelo do paciente.”

FLRY3

Veja o que dizem os analistas sobre a ação do Fleury.

Exegeta Recomendação Justificação Preço-alvo
EXP Neutro Empresa procura se desalvancar financeiramente, o que pode reduzir sua capacidade de pagamento de dividendos no limitado prazo. R$ 19,50
Goldman Sachs Comprar Fleury parece muito posicionado em uma perspectiva de desalavancagem — redução do sujeito — entre os indicadores de hospitais, no movimento contrário ao segmento, que está com capital de giro mais pressionado dada a elevada sinistralidade dos planos de saúde. R$ 19
Genial Comprar O Grupo Fleury é o nosso Top Pick no setor de saúde, estamos credenciados com a construção de longo prazo de um ecossistema de saúde integrado que vale o dia inteiro do paciente. R$ 21
Itaú BBA Comprar A avaliação atrativa vem da dinâmica de rentabilidade, dadas as sinergias de Hermes Pardini (vegetal entrevista em vídeo para saber mais de ganhos com Hermes Pardini). R$ 22
Natividade: relatório dos analistas com última atualização dos meses de abril e maio, nenhum caso da Genial.



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