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Lucro da M. Dias Branco (MDIA3) cresce 22 vezes no 4º trimestre para R$ 342 milhões

por João P. Silva
Lucro da M. Dias Branco (MDIA3) cresce 22 vezes no 4º trimestre para R$ 342 milhões

A M. Dias Branco (MDIA3) fechou o quarto trimestre de 2023 com lucro líquido de R$ 341,9 milhões. O resultado é 22 vezes superior ao anterior registrado no mesmo período do ano anterior e se deve principalmente à realização de projetos implantados na empresa nos últimos quatro anos.

A receita líquida da empresa fica praticamente firme, com desenvolvimento de 0,2%, atingindo R$ 2,77 bilhões. Já o lucro antes de juros, impostos, menoscabo e amortizações (Ebitda) cresceu 3,6 vezes, para R$ 442,4 milhões.

“A queda dos preços das commodities e dos resultados financeiros foram muito importantes para o resultado, mas, muita coisa da realização que ainda não era verosímil ver em números comúceu a manar”, disse o diretor de novos negócios e relações com investidores, Fabio Cefaly .

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No amontoado de 12 meses de 2023 foi o melhor ano da história da M.Dias Branco. A companhia alcançou seu maior lucro, melhor Ebitda e maior receita líquida anual, com desenvolvimento de 84,5%, 59,2% e 7%, respectivamente.

Apesar dos resultados positivos, a companhia viu sua participação de mercado diminuir em suas principais categorias de atuação. O repasse de preços aos produtos ao longo do ano permitiu que concorrentes roubassem espaço da empresa

Nos biscoitos, a quota de mercado no último trimestre do trimestre caiu para 31,6% (-1,2 pp). Já nas massas, a queda foi mais intensa. A fatia da M. Dias na categoria caiu para 28,2% (-2,9 pp). No segmento de farinhas, a participação teve um ligeiro recuo de meio ponto percentual, para 10,3% do mercado pátrio.

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“Por sermos líderes, acabamos sendo os primeiros a fazer repasses de preços e isso acaba tendo impacto no share.” Porém, se olharmos a evolução trimestral percebemos que a tendência é de desenvolvimento”, disse Cefaly.

Para 2024, a M. Dias estaria em três grandes pilares para seguir crescendo. O primeiro está nas vendas cruzadas. Segundo Cefaly, a companhia que apareja os canais onde já tem presença com algumas marcas para poder ampliar o mix de produtos.

Ou por outra, novos produtos estão prontos para serem lançados “no pequeno prazo”, o que vai prometer o pilar de inovação. Ou por outra, a companhia reviu uma estratégia para suas marcas de plebeu preço, adequando o valor de venda aos custos de produção.

“Começamos o ano com custos de commodities muito melhores do que em 2023. Não vamos ter o impacto da guerra entre Rússia e Ucrânia sobre as cotações do trigo e do palma de petróleo, por exemplo”, disse Cefaly.



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