Início » Lula determinou o cumprimento do busto fiscal “a todo o dispêndio”

Lula determinou o cumprimento do busto fiscal “a todo o dispêndio”

por João P. Silva
Lula determinou o cumprimento do arcabouço fiscal “a todo o custo”

Ele é o Ministro das Finanças, Fernando Haddad (PT), afirmou, nesta quarta-feira (3), que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) determinou o cumprimento do busto fiscal “a todo dispêndio”. “Não há discussão a esse saudação”, disse Haddad depois um dia de 3 reuniões com mandatários e ministros das áreas econômica e política.

“Uma lei complementar.” (do novo marco fiscal) foi aprovada no ano pretérito, uma iniciativa foi do governo, com a participação de todos os ministros. Portanto, não se discute isso”, disse o ministro.

Em conversa com jornalistas, ele argumentou, ainda, que o novo busto fiscal − norma que substitui o teto de gastos na procura pelo equipamento das contas públicas − se conjuga com outras normas, porquê a Lei de Reponsabilidade Fiscal (LRF), e deve ser aplicada na garantia da higiene das contas públicas.

Continua depois da publicidade

“São leis que regulam as finanças públicas do Brasil e elas serão apropriadas em 2024, 2025, 2026. É um compromisso nosso e de compliodo das leis complementares de finanças públicas”, disse.

Segundo Haddad, Lula determinou aos ministros das massas que integrassem a Junta de Realização Orçamentária (JEO) − ou seja, também as ministras do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet (MDB), da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, e da Morada Social, Rui Costa (PT) −, somados a Alexandre Padilha (PT), que comanda a secretaria de Relações Institucionais, que o “busto seja preservado a todo o dispêndio”.

“O que significa expor que, no rapporto (avaliação bimestral das receitas de renda primária) que vai ser apresentado no dia 22 de julho… Pode valer qualquer contingenciamento e qualquer bloqueio, que será suficiente para que o busto seja longo”, disse.

Continua depois da publicidade

“Isso está definido. Nós vamos ter a ordem de grandeza disso nos próximos disso, logo que a Receita (Federalista) terminar seu trabalho. Mas já estamos operando aquilo que provavelmente será exigido dos ministérios de despesas obrigatórias para zerar essa conta e fulmir o busto”, complementou.

Mais informações em instantes



Fonte

Related Posts

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Saiba Mais

Política de Privacidade e Cookies