Início » Lula diz que disparou preocupações e que ‘há um jogo de interesses especulativos contra o real’ – Investe Alcance

Lula diz que disparou preocupações e que ‘há um jogo de interesses especulativos contra o real’ – Investe Alcance

por João P. Silva
lula dólar banco central

Lula diz que disparada do dólar preocupa (Imagem: Weslei Marcelino/Reuters)

Ele é o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta terça-feira (2) que é a subida do dólar preocupa e que é preciso “fazer alguma coisa” para contê-la, em entrevista à Rádio Sociedade, em Salvador.

Lula afirmou que há um ataque especulativo ao real e que, ao voltar para Brasília na quarta (3), discutirá o que fazer em relação à disparada da moeda norte-americana.

“Obviamente que me preocupa essa subida do dólar. É uma especulação, há um jogo de interesses especulativos contra o real nesse país”, constatou.

O presidente evitou expor as medidas que serão tomadas para moderar a valorização, porque senão estaria alertando os adversários. Ele faz, no entanto, que deve rever os gastos do governo com o ministro da Rancho, Fernando Haddad.

O dólar abriu o preço de hoje em queda, com o mercado sengo às falas de Lula. Às 9h06, a lema caía 0,2%, a R$ 5,6425.

Na véspera (1), o dólar ultrapassou a barreria dos R$ 5,65 e encerrou a sessão no maior valor em dois anos e meio.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Lula volta a criticar o Banco Médio

Na entrevista de hoje, o presidente criticou o Banco Médio, dizendo que a autonomia não pode ser um serviço do sistema financeiro e do mercado.

“O Banco Médio tem uma função que é cuidar da política monetária e atingir a meta da inflação. O que não dá é ter alguém dirigindo o Banco Médio com visão política”, disse.

Segundo Lula, é preciso manter o BC funcionando de “forma correta, com autonomia para que o presidente do BC não fique vulnerável a pessoas políticas”.

“Quando você é dominador, você resolve fazer com que o mercado se apodere de uma instituição (o BC) que deveria ser do Estado”, disse.

*Informações de informação da Reuters



Fonte

Related Posts

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Saiba Mais

Política de Privacidade e Cookies