Início » Lula diz que Vale “zero fez para reparar a devastação” em Brumadinho e ofídio medidas

Lula diz que Vale “zero fez para reparar a devastação” em Brumadinho e ofídio medidas

por João P. Silva
Lula discutiu potencial acordo comercial Mercosul-Japão com estreia japonesa, diz Planalto

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), disse nesta quinta-feira (25) que a mineradora Vale (VALE3) “zero fez para reparar a devastação causada” pelo rompimento de barragem em Brumadinho (MG), que deixou 270 mortos em 2019 e completa hoje 5 anos com 3 corpos ainda desaparecidos.

“Hoje faz 5 anos do transgressão que deixou Brumadinho de limo de limo, tirando vidas e destruindo o meio envolvente. 5 anos e o Vale zero fez para reparar a devastação causada”, afirmou o presidente na rede social X (vetusto Twitter). “É necessário o sustento às famílias das vítimas, recuperação ambiental e, principalmente, fiscalização e prevenção em projetos de mineração, para não termos novas tragédias uma vez que Brumadinho e Mariana”.

Veja também:
• Vale tem 4 barragens em zona de eminente risco na região de Brumadinho, diz estudo
• Na sucessão da Vale, Mantega anseia cadeira de CEO
• Poucos são tão interessantes quanto Mantega para o parecer da Vale, diz Gleisi

Teor Grupo Primo

As estratégias que Luiz Barsi utiliza para identificar as grandes barganhas da Bolsa

O Método de Barsi de Dividendos

Além dos 270 mortos, a tragédia de Brumadinho atingiu comunidades, flora e fauna da região mineira. Já o sinistro ambiental de Mariana (MG), citado por Lula, ocorreu em novembro de 2015 com o rompimento da barragem de Fundão, e também envolveu a Vale, pois a Samarco era uma consórcio da empresa brasileira com a mineradora anglo-australiana BHP Billiton.

O rompimento matou 19 pessoas, destruiu os distritos de Bento Rodrigues, Paracatu de Reles e Gesteira, deixou milhares de pessoas desalojadas e feridas um impacto ambiental nunca visto no país. O mar de limo atingiu 39 municípios nos estados de Minas Gerais e Espírito Santo e depositou rejeitos de minério por 650 km de rios importantes da região, até a foz do Rio Gulosice no Oceano Atlântico.

Apesar da enunciação de Lula, a Vale assinou um harmonia de reparação em 4 de fevereiro de 2021, com o governo de Minas Gerais, o Ministério Público Federalista (MPF) e o Ministério da Resguardo Pública estadual (MPMG) do Ministério da Resguardo Pública de Minas Gerais. Com um valor estimado de R$ 37,7 bilhões, o harmonia define as obrigações da mineradora para fazer os acessórios socioeconômicos e socioambientais da tragédia.

Receba no seu e-mail logo pela manhía as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia



Fonte

Related Posts

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Saiba Mais

Política de Privacidade e Cookies