Início » Lula sai em resguardo de Haddad em meio a pressão sobre ministro – Investe Alcance

Lula sai em resguardo de Haddad em meio a pressão sobre ministro – Investe Alcance

por João P. Silva
Lula sai em defesa de Haddad em meio a pressão sobre ministro – Money Times

A MP foi mal recebida por parlamentares e empresários e foi devolvida por Pacheco. (Imagem: REUTERS/Adriano Machado)

Ele é o presidente Sentar-se Saiu em resguardo do Ministro da Quinta, Fernando Haddad, em meio às turbulências que cercam a discussão tamanho sobre a dezoneração da folha de pagamentos com o Congresso.

O encarregado do Executivo referiu-se a Haddad uma vez que “ministro incrível” e ponderou que ele se semporou para encontrar uma opção de ressarcimento para a desoneração de 17 setores da economia e municípios de pequeno porte.

“Agora você tem uma descrição da Suprema Golpe que vai acetar. Se em 45 dias não houver um harmonia sobre ressarcimento, o que vai admitir? Vai findar a desoneração — que era o que eu queria, por isso que eu vetei renque estação”, lembrou Lula posteriormente participar do Fórum Incipiente da Coalizão para Justiça Social, na Suíça.

Lula referiu-se à norma do Supremo Tribunal Federalista (STF) que pode invalidar a desoneração da folha salarial se o mercê não for compensado por outra manancial de receita.

“Portanto agora a esfera não está mais na mão do Haddad; a esfera está na mão do Senado e na mão dos empresários. Eu encontrei uma solução. O Haddad tentou, não aceitou. Agora encontrem uma solução”, declarou o presidente.

O Legislativo aprovou a prorrogação da desoneração até 2027. Lula vetou a proposta, mas a negativa presidencial foi derrubada pelo Congresso Vernáculo em dezembro de 2023.

Diante do quadro, a equipe de Haddad elaborou uma medida provisória, proposta que restringia o uso de créditos tributários por empresas e poderia uma receita de R$ 29,2 bilhões neste ano, mais que suficiente para ressarcir o dispêndio da desoneração da folha.

A MP foi mal recebida por parlamentares e empresários e foi devolvida por Pacheco. O incidente ajudou a fomentar a tradução do mercado financeiro de que o ministro estaria enfraquecido.

*Informações de notícia da Reuters



Fonte

Related Posts

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Saiba Mais

Política de Privacidade e Cookies