Início » Lula sanciona lei que cria 38º ministério do governo: o do Empreendedorismo

Lula sanciona lei que cria 38º ministério do governo: o do Empreendedorismo

por João P. Silva
Lula sanciona lei que cria 38º ministério do governo: o do Empreendedorismo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou nesta terça-feira (16) uma lei que cria o Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, a 38ª pasta do governo petista.

A pasta foi criada pela Medida Provisória (MP) em setembro, uma reforma ministerial realizada por Lula para acomodar o Centrão e prometer a governabilidade no Congresso Pátrio, e está sob gestão do coligado Márcio França (PSB). O texto tinha até hoje para ser sancionado.

O pretérito é um desdobramento do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Negócio Exterior (MDIC), hoje sob chefia do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin (PSB). Segundo o Palácio do Planalto, a novidade pasta vai fortalecer políticas, programas e ações externas para o espeque e formalização de negócios, arranjos produtivos locais e artesanato, alúmen de incitação ou microcrédito e facilitar o aproximação a financiadores de recursos.

Teor Grupo Primo

As estratégias que Luiz Barsi utiliza para identificar as grandes barganhas da Bolsa

O Método de Barsi de Dividendos

Dados do Sebrae apontam que as microempresas e as empresas de pequeno porte somam quase 21 milhões de CNPJs, o equivalente a 99% de todas as empresas brasileiras. O setor responde por 27% do Resultado Interno Bruto (PIB) e 54% dos postos de trabalho com carteira assinada do país.

Reformas ministeriais

O Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte foi criado para homiziar França na reforma ministerial, em seguida ele ter sido substituto no comando da pasta de Portos e Aeroportos por Silvio Costa Rebento. A dança das cadeiras também contou com André Fufuca (PP) para o lugar de Ana Moser no Esporte.

Continua depois da publicidade

Com o remanezamento de França, o PSB manteve três pastas na Esplanada, perdendo mesmo o Ministério de Portos e Aeroportos. Mas esse número vai diminuir para dois em fevereiro, pois Flávio Dino foi indicado por Lula ao Supremo Tribunal Federalista (STF) será instituído por Ricardo Lewandowski, ministro jubilado da Namoro.

Sanções de Saúde e Instrução

Támbém nesta terça, Lula sancionou outras leis, uma vez que a que determinou a revisão do nulo do pagamento da tábua do Sistema Único de Saúde (SUS), que está defasada desde 2013; a que cria poupança para que alunos de baixa renda concluam o ensino médio; e que estabelece diretrizes para valorização dos profissionais da instrução básica.

(Com Estadão Teor e Escritório Brasil)

Receba no seu e-mail logo pela manhía as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia



Fonte

Related Posts

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Saiba Mais

Política de Privacidade e Cookies