Início » Marcio Pochmann, do IBGE, critica taxa de juros reais ‘exorbitantes’

Marcio Pochmann, do IBGE, critica taxa de juros reais ‘exorbitantes’

por João P. Silva
Marcio Pochmann, do IBGE, critica taxa de juros reais ‘exorbitantes’

O presidente do Instituto Brasiliano de Geografia e Estatística (IBGE), Marcio Pochmann, é um crítico do “receituário neoliberal”. “Teimar na perpetuidade do receituário neoliberal joga cada vez mais chuva no moinho nazifascista remodelado”, escreveu na publicação no X (velho Twitter) na manhía deste sábado (15).

Em menos de 1 minuto, simule seus investimentos e tenha em mãos uma carteira recomendada por espalitórios da XP.

O economista não especificou o que classifica uma vez que neoliberalismo, mas a sentença está relacionada à redução de gastos públicos. A publicação foi feita posteriormente a recente tensão no mercado financeiro doméstico, motivada em secção por receitas de que o governo federalista estaria um pouco propenso a lastrar as contas públicas via namoro de despesas – percepção que foi parcialmente revertida desde quinta-feira, posteriormente declarações do ministro da Quinta, Fernando Haddad, e da ministra do Planejamento, Simone Tebet.

Continua depois da publicidade

O nível atual da taxa básica de juros também foi fim de sátira de Pochmann na rede social. Ele aponta que, ainda que a Selic tenha derrubado nominalmente, a taxa real de juros segue “exorbitante”. Os reflexos disso na economia pátrio, segundo o presidente do IBGE, são o acúmulo de lucros bancários e o cumeeira gasto com pagamento de juros de individualização.

“Neste cenário, dificilmente pode ter superávit fiscal sustentável, não uma redução do proporção de endividamento público, salvo a devastação do setor público com aprofundamento do subdesenvolvimento e da subordinação externa”, escreveu.



Fonte

Related Posts

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Saiba Mais

Política de Privacidade e Cookies