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Margem de supermercados tende a subir com maior tíquete médio por pressão do El Niño

por João P. Silva
Margem de supermercados tende a subir com maior tíquete médio por pressão do El Niño

Os supermercados tendem a ter margens financeiras maiores em 2024 à medida em que o efeito climatológico do El Niño acarreta mudanças nas temperaturas que penalizam os empregos, potencialmente elevando o preço dos mantimentos, mas a um patamar não tão potente a libra de comprometer os volumes de vender.

Porquê o consumo nutrir não é tão cíclico e o poder de compra da população está em um cenário mais benigno, os atacadores podem repassar a subida desses produtos imediatamente para os clientes, contribuindo para um aumento do tíquete médio que faz a receita por metro quadrângulo subir, favorecendo as margens, segundo analistas ouvidos pelo Transmissãosistema de notícias em tempo real do Grupo Estado.

Ainda é cedo para percutir o martelo de que haverá uma inflação nutrir neste ano, mas os mantimentos não trarão ruptura ao Índice Pátrio de Preços ao Consumidor Grande (IPCA) uma vez que em 2023.

Na quinta-feira (11), a divulgação do Instituto Brasiliano de Geografia e Estatística (IBGE) mostrou que o IPCA de dezembro referto acelerou de 0,28% em novembro para 0,56%, resultado supra da mediana das estimativas das Projeções Broadcast, de 0,49%.

Segundo Luiz Carlos Almeida, comentador da Pesquisa Mensal de Serviços do IBGE, houve aumento de preços principalmente em mantimentos sensíveis ao clima. O índice solene de inflação é de 4,62%.

O comentador Lucas Rietjens, da Guide Investimentos, afirma que o El Niño pretexto efeito inflacionário. “Se isso intercorrer mais tarde, deve ter um impacto ligeiramente positivo nas margens dos jogadoras de varejo nutrir em 2024, pois são companhias que têm maior facilidade em repassar preço ao consumidor final”, afirma.

Os supermercados podem repassar uma inflação potencial para venderem a base nutrir, que é um consumo importante, enfatiza Rafael Passos, sócio e comentador da Ajax Asset.

Segundo ele, o risco de quebra de safra com o El Niño é grande, ou que traria uma vez que consquena uma pressão nos preços das commodities agrícolas.

Embora preços mais altos historicamente levem a maiores volumes, a XP considera que a inflação de 4% a 5% é benigna para o varejo nutrir, apoiando o propagação da receita sem comprometer volumes.

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) não vê maior imposto dos produtos agropecuários na inflação em 2024. A incerteza é se há pressão inflacionária pelos mantimentos, mas, por entevanto, não há indicativos de pressão generalizada mesmo com sinais de subida de preços em algumas caiades”, avaliou o pesquisador e economista do Ipea José Ronaldo Souza Júnior.

Outrossim, os analistas da XP Danniela Eiger, Rodolfo Margato e Gustavo Senday destacam que o poder de compra da população está melhorando gradativamente.

“Segundo dados do Procon, a Cesta Básica Brasil (incluindo produtos de higiene pessoal e limpeza) representa historicamente 76% do salário mínimo dos brasileiros. Porém, durante a pandemia, essa participação ultrapassou 100% (atingindo o pico em julho de 2022) não foi revertida lentamente para a mediá histórica ao longo de 2023”, escrevemos, no relatório enviado aos clientes.

A melhora do consumo se dá pela queda da taxa Selic que propicia a desalavancagem das famílias, reformas que acarretam um cenário mais favorável ao ocupação, e à inflação controlada, segundo o comentador Carlos Soares, da Mirae Asset.

Soares afirma que o preço dos mantimentos impacta principalmente a risco de Palato por Palato (medida que compara as vendas brutas de um período com base em lojas comparáveis). “Com potencial subida no preço dos mantimentos, haveria aumento do tíquete médio dos produtos. Assim, a receita por metrô quadrângulo das companhias subiria enquanto a estrutura de dispêndio provavelmente se manteria. É um cenário construtivo para alavancar operacional das companhias, impactando as margens favorabelmente”, explicou.

Deflação

O segundo semestre de 2023 trouxe um cenário de deflação nutrir e isso impactou o preço da maior segmento das ações de atacarejo focadas no Brasil, mas isso parece ter ficado para trás. Por isso, há espaço para uma valorização do setor na Bolsa, ainda mais considerada a esperança de que a queda da Selic – importante para que os varejistas consigam capitalizar e aumentar as vendas – continuarão em curso.

Soares, da Mirae Asset, afirma que Assaí, Carrefour e Grupo Pão de Açúcar (GPA) estão mais expostos ao preço dos mantimentos, mas “o GPA ainda tem dúvidas que fogem do cenário macro, envolvendo o Casino”. Já o Grupo Mateus é um pouco menos exposto, por também ter braço em eletrônicos, diz o comentador.

Em divulgação de resultados, o Carrefour afirmou que “o terceiro trimestre de 2023 foi marcado pela contínua deflação dos mantimentos, principalmente nas commodities, impactando as vendas (em decorrência dos preços mais baixos) e os volumes, à medida que continuamos vendo clientes”. , principalmente no início do trimestre, e comprando em patrónos mais fracionados, resultando em menor tíquete médio e maior número de tíquetes”.

Já de harmonia com a divulgação do Assaí, a margem bruta e as despesas da companhia ficaram “em níveis obtidos mesmo diante do cenário deflacionário em mantimentos, cima volume de lojas em maturação e despesas pré-operacionais” no terceiro trimestre de 2023 na presença de o mesmo período até 2022.

O Grupo Mateus, por sua vez, não destrinchou os efeitos da deflação nutrir na divulgação de resultados do terceiro trimestre. E o GPA afirmou no documento unicamente que as vendas das mesmas lojas cresceram (+7,2%) no terceiro trimestre de 2023 na presença de base anual com “impulso pelo volume, já que houve potente deflação em alguns itens alimentares (músculos, leite, óleo, feijoeiro , entre outros)”.

Um comentador da Mirae Asset destaca que o GPA pode ter visto impulso de volumes com o cenário deflacionário por ter um público-alvo de renda mais proeminente do que atacarejos uma vez que Carrefour e Assaí. “O formato do GPA tem proposta de maior valor confederado, com perfil de consudorum dissemelhante. Outrossim, tem hortifruti e serviço de panificação também”, avalia.

Coração procurado Transmissãoo Carrefour e o Assaí não informaram o quanto a categoria de mantimentos representa nas vendas, e o Grupo Mateus e o GPA não deram retornos até a publicação desta reportagem.

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