Início » Marinha Mercante abre 293 vagas para candidatos de ensino médio em novo concurso público

Marinha Mercante abre 293 vagas para candidatos de ensino médio em novo concurso público

por Marcos Monteiro
Marinha Mercante abre 293 vagas para candidatos de ensino médio em novo concurso público

Marinha Mercante abre 293 vagas em novo concurso público para homens e mulheres com ensino médio completo
Foto: Marinha Mercante/Divulgação

Foi publicado na sexta-feira (10), o edital do concurso da Marinha Mercante para recepção, em 2025, às Escolas  de Formação de Oficiais (Efomm). O concurso público, que já está com inscrições abertas, visa preencher 293 vagas. São ofertados 174 postos para estudar no Núcleo de Instrução Almirante Perdão Aranha (Ciaga), no Rio de Janeiro (RJ), e 119 no Núcleo de Instrução Almirante Braz de Aguiar (Ciaba), em Belém (PA).

Quem poderá concorrer ao concurso para ensino médio da Marinha Mercante?

Podem participar do concurso da Marinha Mercante candidatos de ambos os sexos com ensino médio e idade entre 17 e 23 anos. Também é necessário ser solteiro e não possuir filhos ou dependentes. Ou por outra, para participar do concurso público é necessário ser brasílico nato, ter concluído, com aproveitamento, o curso do ensino médio ou equivalente, em instituição oficialmente reconhecida, até 03 de fevereiro de 2025. A profundidade mínima exigida é de 1,54 m e máxima de 2,00 m.


Artigos recomendados

Em decorrência de acordos internacionais, seis outras vagas do concurso para ensino médio em cada Núcleo de Instrução estão reservadas para alunos estrangeiros. Caso alguma dessas vagas do concurso da Marinha Mercante não seja ocupada, poderá ser preenchida por candidato brasílico.

Os candidatos que optarem realizar o examinação de conhecimentos em cidades localizadas nas regiões Sul, Sudeste e Núcleo-Oeste, definidas no edital, concorrerão, exclusivamente, às vagas para o CIAGA.

Os candidatos que optarem por realizar o examinação de conhecimentos em cidades localizadas nas regiões Setentrião e Nordeste, definidas no Edital, concorrerão, única e exclusivamente às vagas para o CIABA.

Realize a sua letreiro

Para concorrer, os interessados devem se inscrever exclusivamente pelo site da Marinha Mercante. O prazo para cadastro no concurso público termina em 23 de maio, às 23h59 (de Brasília).

CLIQUE AQUI PARA SE INSCREVER 👈

A taxa custa R$ 65. Na primeira tempo do concurso para ensino médio, em 3 e 4 de agosto, os candidatos farão provas escritas com 80 questões sobre português, inglês, matemática e física, além de uma redação. Haverá emprego em 20 cidades espalhadas por todas as regiões do Brasil:

Belém (PA);

Salvador (BA);

Corumbá (MS);

São Paulo (SP);

Fortaleza (CE);

Vitória (ES);

Natal (RN);

Brasília (DF);

Cuiabá (MT);

Santarém (PA);

Paranaguá (PR);

Rio de Janeiro (RJ);

Parnaíba (PI);

São Luís (MA);

Amapá (AP);

Belo Horizonte (MG);

Porto Jubiloso (RS);

Florianópolis (SC);

Manaus (AM);

Recife (PE).

As demais etapas do concurso da Marinha Mercante incluem examinação psicofísico, de 3 de outubro a 14 de novembro, teste de suficiência física, de 25 de novembro a 4 de novembro, e período de adaptação e verificação de documentos, de 13 a 31 de janeiro de 2025.

Rotina de estudos para os aprovados no concurso público

A matrícula e o prelúdios do curso aos aprovados no concurso para ensino médio estão marcados para 3 de fevereiro. Há opções para formação em duas áreas, sendo elas navegação, focada em manuseio dos equipamentos de convés, de navegação e de comunicações, e máquinas, focada na operação, manutenção e gerenciamento das máquinas, motores e equipamentos que compõem os vários sistemas de um navio.

Os aprovados no concurso da Marinha Mercante terão recta a uniforme, alojamento, sustento e assistência médica-odontológica, psicológica, social e religiosa, além de remuneração em torno de R$ 1,5 milénio.

A formação acadêmica – seis semestres letivos, em regime de internato, é seguida por um período de estágio realizado a bordo de embarcações mercantes, com duração mínima de 12 meses. Posteriormente a formatura, os estudantes recebem diploma de bacharelado em ciências náuticas e passam a integrar o Quadro de Oficiais da Suplente não remunerada da Marinha do Brasil, no posto de segundo-tenente.





Fonte

Related Posts

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Saiba Mais

Política de Privacidade e Cookies