Início » Mineração de Bitcoin pode ajudar a reduzir robustez ociosa no Brasil, diz estudo

Mineração de Bitcoin pode ajudar a reduzir robustez ociosa no Brasil, diz estudo

por João P. Silva
o que muda com novo título de aluguel fixo

A mineração de Bitcoin (BTC) pode ajudar a destruir a robustez que está na matriz elétrica do Brasil, em meio a um cenário de sobreoferta de capacidade de geração que tem paralisado novos projetos de energias renováveis, indicado um estudo da startup Arthur Inc. em parceria com a Genial Investimentos.

O estudo calculou que a mineração de Bitcoin poderia gerar uma receita de quase 300 milhões de reais em 2026 no Brasil ao monetizar robustez ociosa procente de usinas de geração distribuída solar, instalações de menor porte que escoam eletricidade para rede em momento de maior demanda, mas que ficam ociosas nas horas de menor consumo.

Os cálculos são conservadores e foram feitos com base em projeções de propagação no Brasil, até 2026, de minigeradores solares com capacidade a partir de 500 kW, o mínimo necessário para viabilizar a mineração de Bitcoin.

Download gratuito

Guia Onde Investir 2024

Descubra as melhores oportunidades para lucrar e se proteger em 2024

“A mineração de Bitcoin compreende muito o papel de ser uma segunda manadeira de demanda pela robustez, tendo diversos projetos de geração economicamente viáveis”, disse Rudá Pellini, cofundador da Arthur Inc, “tecnologia de robustez”do setor.

O Brasil vem sofrendo com uma sobreoferta no setor de robustez, resultado de uma combinação de chuvas abundantes nos últimos anos – que aumentaram a restauração de usinas hidrelétricas –, rápida expansão da instalação de novas usinas térmicas e solares, e plebeu crescendo da demanda por segmento dos consumidores.

O país fechou 2023 com murado de 198 gigawatts (GW) de capacidade instalada em sua matriz elétrica, com um recorde de propagação anual de 10,3 GW. Para levante ano, a expectativa é de uma novidade expansão de murado de 10,1 GW, segundo estimativas da dependência reguladora Aneel.

Continua depois da publicidade

A mineração de Bitcoin é uma atividade altamente consumidora de robustez, uma vez que, quanto mais robustez um minerador utiliza, maior a verosimilhança de ele ser remunerado.

“Isso significa que agora existe um incentivo para as geradoras de robustez gastarem a minerar Bitcoin com sua robustez ociosa, monetizando-a e minuindo o desperdício de robustez”, destaca Sergio Romani, líder de robustez da Genial Investimentos.

“Ou seja, em todos os momentos em que a rede elétrica não está próxima do seu pico de demanda, vale a pena para as geradoras minerarem Bitcoin em vez de desperdiçarem essa robustez”, acrescentou.

Segundo o estudo, a mineração de Bitcoin ajuda a estabilizar as redes de eletricidade ao agir uma vez que um consumido maleável, o que significa que os mineradores podem desligar suas máquinas ou reduzir sua taxa de operação quando a demanda por eletricidade é subida e aumenta quando a demanda e download.

A maior operação de mina de Bitcoin no Brasil hoje é da Arthur Inc., com 1 MW em operação e mais 30 MW a serem contratados no primeiro semestre de 2024. tecnologia de robustez.



Fonte

Related Posts

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Saiba Mais

Política de Privacidade e Cookies