Início » Mudanças no Banco Medial? Entenda se o governo vai mudar o procuração do presidente do BC

Mudanças no Banco Medial? Entenda se o governo vai mudar o procuração do presidente do BC

por João P. Silva
lula campos neto haddad banco central governo

Banco Medial: Primeiro ano do procuração de Lula foi marcado por atributos com o presidente Roberto Campos Neto. (Imagem: montagem via Canva)

Quando assumiu o governo, no início de 2023, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva não esconde seu insatisfação com as regras do Banco Medial de que ele não poderia mudar a direção da domínio monetária para alguma secção de sua confirmação.

No entanto, o calendário dos presidentes do BC pode ser modificado. Em entrevista par O Orbeele é ministro Fernando Haddad afirma que não seria uma má teoria reduzir o tempo de gestão do presidente do BC para um ano depois a ingresso do novo presidente da República.

“Um ano do procuração presidencial seguimos pode funcionar melhor do que dois anos, porque as decisões de política monetária têm efeito até 18 meses avante. Há risco de um presidente indicado pelo governo anterior interferir na gestão do seguimento”, afirmou.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Entenda a relação entre Campos Neto Live

Sem início de procuração, Sentar-se fez duras críticas ao atual presidente do Banco Medial, Roberto Campos Netoindicado durante o governo de JairBolsonaro. Enquanto Lula queria o atraso de moedas para aquecer a economia, Campos Neto defendia a manutenção de uma Selic subida para controlar a inflação.

Haddad lembra que a transição foi atípica e delicada, porque foi a primeira vez que um presidente do Banco Medial foi indicado pelo governo anterior.

“Minha relação com o Roberto sempre foi profissional (…) A do Lula, assisti ao primeiro encontro, em dezembro de 2022, e não foi um bom encontro, mas não quero entrar em detalhes. Já o segundo foi muito bom. A relação institucional da Herdade com o BC nunca teve problemas. E a do Planalto passou a não ter”, disse.

Vale lembrar que, depois de um ano tenso, Campos Neto foi convidado para o churrasco de confraternização de final de ano de Lula e até cheugo a levar um presente para o presidente.



Fonte

Related Posts

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Saiba Mais

Política de Privacidade e Cookies