Início » Na disputa de quem investe melhor, os republicanos perdem mal-parecido para democratas

Na disputa de quem investe melhor, os republicanos perdem mal-parecido para democratas

por João P. Silva
Na disputa de quem investe melhor, os republicanos perdem feio para democratas




Donald Trump e Joe Biden foram fortalecidos pelo “Super Terceiro”, aumentando as chances de uma dupla disputa, mas em vez de comandarem a Moradia Branca. As eleições ocorrem somente em novembro deste ano, mas uma coisa que os democratas já podem: na comprasional de quem lida melhor com seus investimentos, o “tempo” do atual presidente americano é o evidente vitorioso.

Os investimentos realizados pelos congressistas democratas acumularam mais de 34% nos últimos 12 meses, o duplo do obtido pelas aplicações dos pares republicanos no mesmo período. As rentabilidades são acompanhadas por dois ETFs (fundos de índice) da gestora Subversive, especialização em estratégias de investimento “inusitadas”.

Ó Baleias Incomuns Subversivas Democráticas (NANC) é um ETF que investe em ativos negociados por congressistas democratas (ou seus patrocinadores), enquanto o Baleias Incomuns Subversivas Republicanas (KRUZ) faz o mesmo, mas levando em conta os republicanos. Nos EUA, por lei, os investimentos de congressistas e seus parceiros ou parceiras são divulgados publicamente. Os ETFs, no entanto, não revelam quem investe nos ativos rastreados – não se sabe, portanto, o que está nas carteiras de Trump e Biden.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Casaco XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

Mas é verosímil enobrecer os setores preferidos dos dois lados do esptro político americano: de negócio com as carteiras dos fundos, os republicanos têm preferência pelos setores de petróleo e gás, entepanto democratas aplicam mais em empresas de tecnologia – o que ajuda a explicar a diferença de desempenho.

No NANC, dos democratas, estão entre os investimentos as ações de empresas porquê Apple (AAPL), Nvidia (NVDA), Microsoft (MSFT) e Alphabet (GOOG), que vêm de possante subida no ano pretérito, e que se standaram na temporada de resultados do quarto trimestre. O resultado também é talhado a produtoras audiovisuais, porquê Netflix (NFLX) e Walt Disney (DIS).

Já o KRUZ, dos republicanos, tem papéis do setor de robustez, porquê Shell (SHEL) e Chevron (CVX). Em generalidade, democratas e republicanos investem na Amazon (AMZN).

ETFs usados

O mercado dos EUA tem mais de 3 milénio ETFs, o que oferece uma “Disneylândia” para o investidor que segue ao risco o mantra da diversificação. “Tem ETFs de tudo e é verosímil montar estratégias diferentes só com os fundos de índice, até as muito específicas”, afirma Michael Viriato, professor e sócio da Moradia do Investidor.

A popularidade dos ETFs nos EUA está ligada ao chegada facilitado (o valor mínimo para o primeiro transporte é subalterno a US$ 10 em muitos casos) e cotas que são negociadas na Bolsa, garantindo liquidez. Dados da ICI (Instituto de Empresas de Investimento) mostrou que o número de ETFs disponíveis nos Estados Unidos era de 3.152 no final de janeiro. Essas carteiras totalizam ativos de US$ 8,1 trilhões, subida de 17,5% em 12 meses.

Entre os fundos que navegam por temas exóticos, há por exemplo o Saúde Mental (SANE), que mira ativos de empresas atreladas ao tema da saúde mental e que tenham fluxo de caixa positivo. Vamos Descarbonização (DKRB) investe em empresas de robustez limpa, porquê as usinas eólicas.

Tem até ETF que investe somente em empresas ligadas à cultura pop da Coreia do Sul, o Jakota K-Pop e entretenimento coreano (KPOP). Outro com estratégia no mínimo curioso é o Cramer Inverso (SJIM)da Tuttle Capital Management: invista contra sugestões do apresentador de TV Jim Cramer.

Mas, ao contrário dos produtos que rastreiam investimentos dos políticos, várias possibilidades histórico negativo. O Inverse Cramer foi fechado no mês pretérito depois aglomerar retorno negativo de 15% em dez meses depois o lançamento. A mesma gestora possuía o Long Cramer (LJIM), que foi interrompido em agosto do ano pretérito.

O ETF K-Pop acumulou perda de 23,81% nos últimos 12 meses, enquanto o DKRB, de carbonização, recuperou 25,67% na mesma janela.

Confira o desempenho nos últimos 12 meses de 7 ETFs com temas e estratégias “curiosas”:

Nome Relógio Rentabilidade 12 meses
Baleias Incomuns Subversivas Democráticas NANC +34,12%
Baleias incomuns, republicanos subversivos CRUZ +17,63%
Saúde mental -0,77%
Comida segura KCAL -16,35%
Cannabis Cambria JUSTIÇA -16,47%
Jakota K-Pop e entretenimento coreano KPOP -23,81%
Descarbonização DKRB -25,67%
Manancial: Google Finanças



Fonte

Related Posts

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Saiba Mais

Política de Privacidade e Cookies