Início » Nível do Guaíba caiu 16 cm em 11 horas, mas continua subindo supra dos 4 metros

Nível do Guaíba caiu 16 cm em 11 horas, mas continua subindo supra dos 4 metros

por João P. Silva
Nível do Guaíba caiu 16 cm em 11 horas, mas continua subindo acima dos 4 metros

O nível do Guaíba, em Porto Prazenteiro, baixou 16 centímetros (cm) no perídio das 19h desta sexta-feira (25) até as 6h deste sábado (26). Dados divulgados pelo governo do Rio Grande do Sul indicam que, às 8h desta manhã, é esperada uma mensuração de 4,16 metros (m). A quinhão de inundação no sítio é de 3m.

Em seguida vários dias sem chuva, a capital gaúcha registrou, ao longo de toda a última quinta-feira (23), ofertas prolongadas e intensas. Com isso, ruas e avenidas ficaram alagadas e alguns bairros, principalmente no centro-sul e sul da cidade, que ficaram secos depois as enchentes do início do mês, voltaram a permanecer inundados. Os moradores são tudem de ser aposentados de suas casas.

Apesar de ser considerado robusto, eficiente e de fácil operação, o sistema de proteção contra enchentes de Porto Prazenteiro não recebe manutenção permanente por secção da prefeitura e do Departamento Municipal de Águas e Esgotos (DMAE). Uma avaliação de 42 engenheiros, arquitetos e geólogos. Eles divulgaram manifesto sobre a maior enchente da história de Porto Prazenteiro.

Continua depois da publicidade

Previsão do tempo
O Instituto Pátrio de Meteorologia (Inmet) divulgou alerta de transe potencial no Rio Grande do Sul em ração de quedas de temperatura. A previsão é de um declínio entre 3 e 5 graus Celsius (°C) até as 18h deste domingo (26). Em Porto Prazenteiro, por exemplo, a temperatura no sábado deve variar entre 10°C e 14°C.

O tempo na capital gaúcha deve permanecer nublado no término da semana, mas há chance de novas chuvas já no início da semana. Nas próximas segunda-feira (27) e terça-feira (28), segunda-feira a Meteorologia, deverão registrar pancadas de chuva e trovoadas.

Estabilidade
Porto Prazenteiro (RS), 20/05/2024 – CHUVAS RS- LIMPEZA – Comerciantes retiram entulho e impam lojas para retomar os negócios no Meio Histórico de Porto Prazenteiro. Foto: Rafa Neddermeyer/Sucursal Brasil
Merciante retira entulho de loja invadida por chuva das chuvas em Porto Prazenteiro Foto – Rafa Neddermeyer/Sucursal Brasil
Dados da Resguardo Social do Rio Grande do Sul indicaram que, neste momento, 469 municípios num totalidade de 497 foram atingidos pelas enchentes.

Continua depois da publicidade

Ao todo, 55.791 pessoas estão em abrigos, 581.638 estão desalojadas e 2.345.400 foram afetadas pelas inundações. Há ainda 165 mortes confirmadas, 806 feridos e 64 desaparecidos. Pelo menos 83.593 pessoas e 12.497 animais já foram resgatados na região.



Fonte

Related Posts

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Saiba Mais

Política de Privacidade e Cookies