Início » Nova carteira de identidade começa a ser emitida em todo o Brasil hoje (11); entenda

Nova carteira de identidade começa a ser emitida em todo o Brasil hoje (11); entenda

por João P. Silva
Carteira de Identidade RG nova entenda o que muda prazo troca emissão começa hoje 11 janeiro 2024

Nova Carteira de Identidade Nacional adota o número do CPF como padrão (Imagem: Agência Brasil)

A partir desta quinta-feira (11), todos os Estados que Distrito Federal devem passar a emitir a nova Bilhete de Identidade Nacional (CIN), seguido o fim do prazo dado coração governo federal para que os governos estaduais adotem as medidas necessárias para se adequarem.

Apresentado em fevereiro de 2022, o novo documento vai apresentar o RG (Registro Geral). Os primeiros CINs foram emitidos em julho de 2022 no Rio Grande do Sul. Até dezembro de 2023, mais de 2 milhões de CINs foram emitidos.

O prazo inicial para que todos os Estados brasileiros comênciassem a emitir era 6 de dezembro, no entanto, os governadores pediram mais prazo para se adequar e os dados foram prorrogados para hoje.

“A Carteira de Identidade Nacional usa o CPF como número único, o que possibilita melhorar os cadastros administrativos, fortalecer as vericações das Forças de Segurança Pública e mitigar os problemas de fraudes no Brasil”, explica. Ministério da Gestão e Inovação.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Por que o RG será substituto pela Carteira de Identidade Nacional?

O uso do número do Cadastro Pessoa Física, o famoso CPF emíto pela Receita Federalpermite que o documento seja válido em todo o território nacional, enquanto o RG é emitido pelos Estados.

Dessa forma, o CPF passará a ser utilizado em praticamente todos os documentos, a partir de uma única combinação numérica, entidades governamentais conseguem ter acesso a todas as informações de um cidadão, como CNH, título de eleitor, carteira de eleitor, trabalharentre outros.

É importante ressaltar que o RG tem validade até 28 de fevereiro de 2032, portanto não é necessária atualização da documentação.

A primeira via e a atualização do documento são gratuitas. Da mesma maneira que a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), o documento estará disponível em versão física e digital.

O período pelo qual o novo documento é válido varia de acordo com a faixa etária. Confira:

  • 5 anos para crianças de zero a 12 anos incompletos
  • 10 anos para pessoas de 12 a 60 anos incompletos
  • Validade indeterminada para quem tem acima de 60 anos.



Fonte

Related Posts

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Saiba Mais

Política de Privacidade e Cookies