Início » Número de atingidos por enchentes sobe para dois milhões no RS

Número de atingidos por enchentes sobe para dois milhões no RS

por Abel Ferreira
Número de atingidos por enchentes sobe para dois milhões no RS

A Resguardo Social do Rio Grande do Sul informou que já passa de dois milhões o número de pessoas afetadas pelas enchentes que assolam o estado.

Segundo boletim divulgado há pouco pelo órgão, foram incluídas, neste grupo, mais 87.682 pessoas, desde o primeiro balanço divulgado neste sábado (11) às 9h.

Com isso, já são 2.039.084 pessoas afetadas no estado, que desde o termo de abril vive os problemas decorrentes do excesso de chuva.

Número de cidades afetadas cresce

Aumentou também, de 444 para 445, o número de municípios afetados pelos fortes temporais.

Os demais números ficaram estáveis: 71.398 pessoas em abrigos, 339.925 desalojados, 756 feridos, 125 desaparecidos, 136 mortes, e 74.153 pessoas e 10.348 animais resgatados.

De harmonia com o monitoramento hidrológico divulgado pela Sala de Situação da Secretaria do Meio Envolvente e Infraestrutura e da Resguardo Social estadual, os maiores volumes de precipitação observados nas últimas 24 horas ocorreram na região hidrográfica do Rio Guaíba e no Litoral Setentrião. Nessas localidades, os acumulados chegaram a superar a marca dos 100 milímetros (mm).

“Em função dessas chuvas e dos solos ainda com muita umidade, os rios Taquari e Caí apresentaram respostas hidrológicas atingindo limiares de alerta, apesar disso a tendência é que ambos os rios entrem em firmeza ainda hoje”, informou por meio de nota.

Nível das águas

Tanto o Rio Guaíba uma vez que a região do Delta do Jacuí apresentam declínio.

A expectativa é de que o Rio Uruguai atinja ainda hoje seu pico de enxurro em Uruguaiana, próximo a 4 metros supra da quota de inundação.

Já a Lagoa dos Patos registra “níveis elevados e segue em elevação próximo a Pelotas e região”. Os demais rios do estado apresentam declínio ou firmeza.

Segundo a Superintendência de Operações e Eventos Críticos da Filial Vernáculo de Águas (ANA), ao meio-dia deste sábado, o nível da chuva no Cais Mauá estava em 4,59 metros.

No início da manhã (às 8h45), estava em 4,71 metros. O pico da enxurro de 2024 ficou em 5,35 metros; e o pico de enxurro observado no ano de 1941 foi 4,7 metros.

Com informações do Valor Pro, serviço de notícias em tempo real do Valor Econômico



Fonte

Related Posts

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Saiba Mais

Política de Privacidade e Cookies