Início » O governo publica metas de ação ambiental em vários ministérios

O governo publica metas de ação ambiental em vários ministérios

por João P. Silva
O governo publica metas de ação ambiental em vários ministérios

O governo federalista lançou nesta quinta-feira (25) uma Agenda Ambiental Transversal, que inclui metas, medidas institucionais e medidas ambientais que compõem o Projecto Plurianual (PPA) 2024-2027. O PPA é o principal instrumento de planejamento de médio prazo do governo federalista. O Previsto da Constituição Federalista serve uma vez que referência para a alocação de recursos e elaboração das leis orçamentárias anuais.

Pela primeira vez o PPA foi formulado prevendo as chamadas “agendas transversais” (medidas previstas nas ações de vários ministérios). São cinco: crianças e adolescentes; mulheres paridade Racial; povos indígenas; e meio envolvente. Ambiental é o mais abrangente de todos e está presente em 50 dos 88 programas do PPA. Ela conta com 113 objetivos específicos, 372 entregas e 150 medidas institucionais e normativas, nos meninos estratégicos, táticos e gerenciais.

“Uma das diretrizes do Ministério do Meio Envolvente, quando assumi a pasta em 2023, era que a política ambiental deveria ser transversal e não setorial. Com alegria, posso verificar que esse noção, que surge na liceu, lá detrás, a gente ousa testar em política pública, na extensão de meio envolvente”, comemorou a ministra do Meio Envolvente e Mudanças Climáticas, Marina Silva (Rede), durante lançamento evento em Brasília.

Teor Grupo Primo

As estratégias que Luiz Barsi utiliza para identificar as grandes barganhas da Bolsa

O Método de Barsi de Dividendos

Entre os princípios metos para o meio envolvente, nos próximos quatro anos, está a de miniminir em 20% o tanhamo da extensão totalidade dematada em cada um dos dois quatro anos nos seis biomas brasileiros (Amazônia, Obstruído, Caatinga, Mata Atlântica, Pampa e Pantanal ), além de medidas de infraestrutura urbana para que os municípios brasileiros tenham ações de adaptação a eventos hidrológicos extremos, uma vez que secas e inundações.

Indígenas
Na intersecção com a tarifa indígena, a Agenda Ambiental Transversal tem o objetivo de quadruplicar, nos quatro anos de vigência do PPA, o totalidade de territórios indígenas delimitados. Prevê-se também duplicar o número de aldeias beneficiadas por projectos de infra-estruturas para fornecimento de chuva potável, para 286 em quatro anos. O governo também estabeleceu a meta de aumentar a extensão titulada para comunidades quilombolas em todo o Brasil de 12 milhões de hectares em 2024 para 42 milhões de hectares em 2027.

“Nós fizemos o PPA, há tempos a bússola do conhecimento que cada brasílio quer para si e para o país nos próximos anos”, destacou a ministra do Planejamento, Simone Tebet (MDB). Ela também destacou que o programa mais votado pela participação popular foi sobre muñecas climáticas e ações preventivas para evitar desastres ambientais.

Continua depois da publicidade

O PPA 2024-2027 envolveu a realização de três fóruns interconsulares, 27 plenárias regionais, com a presença de mais de 34 milhões de pessoas, e uma plataforma do dedo de participação cidadã, que contou com mais de 4 milhões de acessos, mais de 1,5 milhões de votos e 8.254 propostas da sociedade. Nos próximos meses, o Ministério do Planejamento deverá lançar documentos semelhantes a outras agendas transversais previstas no PPA.

Receba no seu e-mail logo pela manhía as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia



Fonte

Related Posts

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Saiba Mais

Política de Privacidade e Cookies