Início » os contribuintes relatam erros na pré-preenchida; veja o que fazer para concordar

os contribuintes relatam erros na pré-preenchida; veja o que fazer para concordar

por João P. Silva
 os contribuintes relatam erros na pré-preenchida;  veja o que fazer para concordar

Na reta final do prazo para enviar a Enunciação de Imposto sobre a Renda da Pessoa Física, que termina nesta sexta-feira (31), os colaboradores que buscam prontidão podem optar pela enunciação préenchida, um padrão que, porquê o nome diz, traz algumas informações já escritas nos campos do programa.

Todavia, relatos apontando erros nos dados que aparecem préenchidos reforçam a orientação da Receita Federalista de que a conferência das informações deve ser feita – vale restaurar que os dados inseridos são de responsabilidade dos contribuidores.

Os principais erros relatados pelos contribuintes que usam a enunciação pré-enchida de compras médicas, valores ou dados errados em ações judiciais, dados incompletos ou valores errados em investimentos, escassez de valores e dados sobre reformas e pensões do Instituto Vernáculo do Seguro Social (INSS).

Continua depois da publicidade

“A responsabilidade sobre as informações na enunciação pré-preenchida é do tributário. A Receita somente repassa as informações que já tem. Se o tributário sentir que tem alguma informação divergente, é importante que ele entre em contacto com essa manadeira, porque existe uma informação errada na instituição”, segundo José Carlos da Fonseca, auditor-fiscal responsável pelo programa Imposto sobre o Rendimento 2024.

Na reta final, no entanto, é provável que não haja tempo para o contato com a manadeira das informações. Sendo assim, a orientação da Receita para o tributário é se consistir em documentos comprovados e físicos (ou em arquivos eletrônicos) para preencher uma enunciação. Isso porque, posteriormente, haverá o intercepção de informações, com as duas partes sendo chamadas para prestar esclarecimentos.

“Independentemente das informações existentes na préenchida, a enunciação do Imposto de Renda deve refletir os comprovantes que o tributário possui. Assim, se ele tiver comprovante de uma despesa ou encontro em um valor e a préenchida tiver valor dissemelhante, deve ser pronunciado o que estiver corprovado”, destacou a Receita Federalista em nota enviada à Filial Brasil.

Continua depois da publicidade

Dados faltantes

Se faltarem dados, o tributário deverá prestar novamente a informação com base nos corroborantes que possui. Em caso de informações erradas prestadas por empresas e por profissionais autônomos que abasteceram a enunciação préenchida, a Receita aconselha os contribuintes a entrar em contato com a manadeira (empresário, médicos, clínicas, planos de saúde, bancos, imóveis ou outros) para esclarecer os motivos da divergência ou pedir a retificação dos dados.

Informação desconhecida

Caso as informações não estejam pré-preenchidas, a Receita orienta a exclusão dos dados. “Somente devem ser apresentadas na enunciação as informações que o tributário pode compador”, diz o Fisco.

Prioridade na restituição

Fornecida a pessoas físicas com contas prata ou ouro no Portal Gov.br desde o ano pretérito, a enunciação pré-preenchida traz utilizadores para o tributário. Quem importa o documento preenchido com o necessário para o programa gerador e começa a fazer a enunciação a partir dele tem prioridade na fileira de restituição do Imposto de Renda.

Continua depois da publicidade

A Receita promete ressarcir esses contribuintes no segundo lote – previsto para 30 de junho. Tradicionalmente, o primeiro lote – previsto para 31 de maio – é reservado aos contribuintes com prioridade permitido: pessoas a partir de 60 anos, pessoas com deficiência física ou mental ou détà grave e contribuintes que tenham o magistério porquê principal manadeira de renda.

Até às 17h30 desta terça-feira (28), 40,3% das mais de 34,7 milhões de declarações enviadas à Receita Federalista utilizaram o formulário pré-preenchido.

(Com informações da Filial Brasil)



Fonte

Related Posts

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Saiba Mais

Política de Privacidade e Cookies