Início » Os Estados têm até hoje para adesão ao novo RG; saiba como obter documento

Os Estados têm até hoje para adesão ao novo RG; saiba como obter documento

por João P. Silva
 Os Estados têm até hoje para adesão ao novo RG;  saiba como obter documento

Os estados brasileiros têm, até esta quinta-feira (11), para combrerem a emitir a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), documento que substituirá gradativamente o RG.

O Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados) informou que InfoMoney que Espírito Santo e Mato Grosso do Sul se adequarão à missão da CIN ainda nesta semana, respeitando o prazo. Já nos estados de Amapá, Bahia, Pernambuco e Roraima não há previsão de adequação.

Todas as demais unidades federativas já iniciaram a missão da Carteira de Identidade Nacional, de acordo com o órgão do governo federal.

XP de conteúdo

Abra sua conta e ganhe um Planner Financeiro Collab XP & Cícero

Confira os 4 passos para garantir que você está seguro

Um limite de dados foi estipulado em novembro, depois de um novo adiamento. Originalmente a adequação dos estados estava marcada para março de 2023, mas os estados solicitaram mais tempo para adequação ao novo documento.

CPF é número único

O novo documento tem o CPF como número principal e segue um padrão único, que promete acabar com a duplicidade na identificação do cidadão, alum de redúzor o número de fraudadores e unificar outros documentos.

Uma tecnologia desenvolvida pelo Serpro para o Ministério de Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) dos EUA blockchain na comunicação de dados além de um QR Code não pode ser agregado vários tipos de informações.

Continua depois da publicidade

Segundo o Serpro, com o CIN (que possui o mesmo número do CPF), o cidadão pode ter acesso a:

  • prontuários no SUS
  • benefícios como Bolsa Família
  • registros no INSS
  • informações fiscais, tributárias e vinculadas ao exercício de obrigações políticas, como o alistamento eleitoral e o voto

As crianças brasileiras também podem ter o novo documento, já que, desde 2017, é obrigatória a inclusão do CPF nas certidões de nascimento.

Como emitir?

Para emitir um CIN, o cidadão deverá comparecer a um órgão do instituto de identificação portando a certidão de nascimento ou de casamento e um documento com o número do CPF regularizado.

Cada estado está definindo como será feito o atendimento.

A Carteira de Identificação Nacional possui um prazo de validade que varia conforme a faixa etária: cinco anos para crianças de zero a 12 anos incompletos; 10 anos para pessoas com idade entre 12 e 60 anos incompletos; e indeterminada para quem tem mais de 60 anos.

Após a organização da identificação civil e emissão do documento físico, é possível obter a versão digital da CIN direto no celular. Para isso, basta adicionar uma carteira no aplicativo Gov.br, no ambiente “carteira de documentos”.

Segurança

A Carteira de Identidade Nacional usa tecnologia blockchain para sincronizar dados com a Receita Federal, a mesma responsável por criar o bitcoin e outras criptomoedas.

Isso garante a chamada “imutabilidade dos dados” e, assim, a não compartimentação das informações entre a Receita e os órgãos de identificação civil, é praticamente impossível de alterar ou falsificar as informações registradas, conforme explicado no Serpro.

Este QR Code garante a autenticidade do seu Bilhete de Identidade Nacional. “Seja em sua eletrônica, de papel ou policarbonato, a criptografia presente no código permite que diversas informações venham a ser associadas à CIN e posums sejam lidas por qualquer pessoa para a qual o documento tenha sido apresentado”, finalização Serpro por meio de nota .

Receba no seu e-mail logo pela manhía as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia



Fonte

Related Posts

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Saiba Mais

Política de Privacidade e Cookies