Início » Os ‘vilões’ que devem fazer o IPCA correr de novo; veja o que esperar da inflação de maio – Investe Alcance

Os ‘vilões’ que devem fazer o IPCA correr de novo; veja o que esperar da inflação de maio – Investe Alcance

por João P. Silva
inflação ipca

Consenso aponta subida de 0,41% no IPCA, que mede a inflação solene do Brasil (Imagem: Getty Images)

O mercado pode esperar por mais uma vantagem no Índice Vernáculo de Preços ao Consumidor Vasto (IPCA). O consenso, segundo o grupo consultivo permanente macroeconômico da ANBIMA, aponta para uma de 0,41% na inflação de maio, frente a 0,38% em abril.

A leitura do mês pretérito, que será divulgada às 9h desta terça-feira (11), será a primeira a tomar os efeitos das enchentes no Estado do Rio Grande do Sul.

Especialistas afirmam que os maiores vilões da subida de preços foram os setores de transporte e habitação. “Uma variação conhecida de 6,04% na subida vazão de ar de 0,28% na vontade elétrica deve contribuir para essa pressão”, diz o estrategista de inflação Warren InvestimentosAndréa Ângelo.

Em menor medida, os combustíveis — principalmente a gasolina e o etanol — também deverão tarar no mês, afirma o comentador de economia do Investing.comLeandro Manzoni.

Por outro lado, os provisões no estância devem apresentar uma subida menor em relação a abril. A expectativa é de desaceleração de 0,81% para 0,43%, principalmente por razão dos produtos in naturezaque pode subir 1,2%, vindo de 3,95%.

Outra ajuda para o mês deve ser a descompressão dos preços dos medicamentos, com o término do impacto do reajuste dos valores de 4,5%.

“A mídia dos princípios núcleos deve mostrar pouca novidade do que foi visto no IPCA-15 de maio. Assim porquê o grupo de serviços subjacentes, que deve apresentar variação de 0,31% igual ao IPCA-15 de maio e muito próximo ao IPCA de abril. “Já o grupo intenso em trabalho deve correr para 0,40% vindo de 0,35% na prévia, movimento que está persistindo até o fechamento do ano, vando fixar em 5,7%”, diz Ângelo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Inflação de 2025 preocupa

A Warren projeta que o IPCA feche os anos de 2024 e 2025 em torno de 4%. A meta para ambos os anos é de 3%, com um pausa de tolerância de 1,5 ponto percentual para cima e para plebeu.

O estrategista de inflação, Ângelo, no entanto, avalia que o balanço de risco é altista para esses períodos — e é isso que preocupa o mercado.

Em risca, Manzoni, do Investing.com, restala que o Relatório Focus de hoje (10) elevou pela quinta vez consecutiva a expectativa do IPCA para 2025, atingindo 3,9%, pela sexta vez consecutiva para 2026, uma subida de 3,78%.

“Apesar de a meta de inflação ser de 3% e as projeções estarem dentro do limite superior de 1,5 ponto percentual supra da meta, uma deterioração jacente preocupa o Copom”, diz Manzoni.

O mercado de trabalho apertado, com a tamanho salaria no pico histórico, e o Resultado Interno Bruto (PIB) em expansão contribui para essa deterioração. “A subida recente do dólar, que está cotado a R$ 5,35 nesta segundafeira, também passou a ser ponto de preocupação na política monetária, devido aos efeitos potenciais na inflação da desvalorização do real”, explicou.



Fonte

Related Posts

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Saiba Mais

Política de Privacidade e Cookies