Início » Para AIE, oferta de petróleo é mais que suficiente para atender demanda global em 2024

Para AIE, oferta de petróleo é mais que suficiente para atender demanda global em 2024

por João P. Silva
Para AIE, oferta de petróleo é mais que suficiente para atender demanda global em 2024

O diretor-executivo da Dependência Internacional de Pujança (AIE), Fatih Birol, afirmou nesta terça-feira (13) que a oferta de petróleo será “mais que suficiente” para atender a demanda global em 2024.

Segundo Birol, a carência de conflitos geopolíticos maiores e eventos climáticos extremos deve manter o mercado de petróleo “confortável”, resultando em uma moderação dos preços ao longo do ano.

Ele também previu que a demanda será significativamente mais fraca neste ano. “A demanda global será de aproximadamente 1,2 a 1,34 milhões de barris por dia neste ano, devido à desaceleração do desenvolvimento da China – o catalisador mais importante de petróleo do mundo – e a eletrificação do sistema de transportes, com veículos elétricos”.

Masterclass

Semana do Trader Sossegado

Uma semana de teor prático e gratuito para você ter ganhos consistentes na bolsa operando exclusivamente 30 minutos por dia

O diretor-executivo da sucursal também estimou, na entrevista ao podcast Bloomberg Talks, que a demanda por combustíveis fósseis atingirá um pico antes de 2030, devido ao progresso mais rápido do que o esperado na transição para força limpa.

Sobre os conflitos no Oriente Médio, Birol disse não ver pressão sobre os maiores produtores da região. “Agora, se houver uma escalada ou o envolvimento de um desses países, os preços de força podem aumentar e gerar choques para a economia global”. Do contrário, a oscilação dos preços de petróleo no nível atual devem ser consistentes com a segurança da inflação global, disse o diretor da AIE.

Também nesta terça-feira (13) foi divulgado o relatório mensal da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep). Segundo o documento, a projeção de demanda mundial de petróleo permanece inalterada neste ano, em 2,2 milhões de barris diários.

Continua depois da publicidade

O posse dos maiores produtores da commodity disseram que foi feito um ligeiro ajuste para cima na previsão de demanda nos EUA, dada a melhoria das expectativas para a economia do país, e isso compensou a revisão para plebeu feita tanto para os países da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento) uma vez que da Europa.

(Com Estadão Teor)



Fonte

Related Posts

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Saiba Mais

Política de Privacidade e Cookies