Início » Para OMC, poder dos países ao sul do mundo aumentou e das nações ao setentrião diminuiu

Para OMC, poder dos países ao sul do mundo aumentou e das nações ao setentrião diminuiu

por João P. Silva
Para OMC, poder dos países ao sul do globo aumentou e das nações ao norte diminuiu

O poder dos países localizados na secção ao sul do mundo aumentou e das nações ao setentrião está diminuindo, o que faz com que existam diferentes centros de poder e traz a urgência de cooperação ainda maior, disse a diretora-geral da Organização Mundial do Negócio (OMC), Ngozi Okonjo-Iweala, em comentários durante sua participação no quadro “Endereçando a Cisma Setentrião-Sul” no Fórum Econômico Mundial de Davos, na Suíça.

Segundo ela, já existe uma cooperação, uma vez que 75% do negócio global hoje é feito com base nos termos da OMC.

Para a diretora da OMC, a mudança da participação dos países emergentes e em desenvolvimento e das nações desenvolvidas na produção global evidencia a interdependência das economias.

Oferta Exclusiva

CDB 150% do CDI

Invista no CDB 150% do CDI da XP e ganhe um presente restrito do InfoMoney

Ngozi citou que, em 1995, os países emergentes e em desenvolvimento respondiam por murado 42% da produção global e os desenvolvidos, por 58%.

Em 2022, houve uma inversão dessa distribuição, ilustrando o multiculturalismo e a inexistência de um único meio de poder.



Fonte

Related Posts

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Saiba Mais

Política de Privacidade e Cookies