Início » Parecer Monetário Vernáculo (CMN) aperfeiçoa operação da Taxa Referencial

Parecer Monetário Vernáculo (CMN) aperfeiçoa operação da Taxa Referencial

por João P. Silva
Conselho Monetário Nacional (CMN) aperfeiçoa cálculo da Taxa Referencial

O Parecer Monetário Vernáculo (CMN) aprovou, nesta quinta-feira (28) um aperfeiçoamento na metodologia de operação da Taxa Referencial (TR) para suavizar seu valor em relação à Taxa Básica Financeira (TBF), conforme nota divulgada pelo Banco Meão. A TR é calculada por meio da emprego de um redutor “R” sobre o valor da TBF. A mudança entrará em vigor em primeiro de julho deste ano.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática uma vez que aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

O CMN aprovou três alterações: estabelecimento de novos intervalos de referência e valores para os parâmetros “a” e “b” elencados na solução nº 4.624 de 18 de janeiro de 2018; aumento no número de casas decimais desses parâmetros para oito; e utilização da TBF mensal, expressa uma vez que valor percentual ao mês, uma vez que referência para seleção dos parâmetros “a” e “b”, em substituição ao uso da TBF anual.

“No processo de definição dos novos parâmetros, procurou-se manter em valores mínimos a diferença existente entre o resultado da TR pela metodologia aprovada pelo CMN e a TR calculada pela metodologia atualmente em vigor, de modo que a modificação não surtirá maiores efeitos para os usuários da taxa”, explicou em nota.

De concordância com o Banco Meão, as alterações na metodologia de operação da TR são importantes para o gerenciamento de riscos dos entes que estão expostos à taxa, “incrementando a viabilidade e a atratividade da contratação de proteção (hedge) para ativos ou passivos com cláusula de atualização pela TR”, disse.



Fonte

Related Posts

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Saiba Mais

Política de Privacidade e Cookies