Início » Percentagem do Senado aprova projeto que suportará penas por crimes durante a “saidinha”

Percentagem do Senado aprova projeto que suportará penas por crimes durante a “saidinha”

por João P. Silva
Comissão do Senado aprova projeto que suportará penas por crimes durante a “saidinha”

A Percentagem de Segurança Pública do Senado Federalista aprovou, nesta terça-feira (2), um projeto de lei que torna mais duras as penas para os crimes cometidos durante saída temporária, liberdade condicional, prisão domiciliar ou em meio a fugas da prisão.

O projeto de autoria do senador Damares Alves (Republicanos-DF)recebeu voto favorável do relator, é senador Esperidião Amin (PP-SC), segue agora para estudo da Percentagem de Constituição e Justiça (CCJ). A votação foi presidida pelo senador Sérgio Petecão (PSD-AC).

Baixe uma lista de 11 ações de Small Caps que, na opinião de especialistas, têm potencial de prolongamento para os próximos meses e anos

Continua depois da publicidade

O PL 476/2023 altera o item 61 do Código Penal (Decreto-Lei 2.848, de 1940), incluindo estas situações no rol de circunstâncias agravantes dos crimes. Isso significa que, ao calcular a pena a ser aplicada a um sentenciado, o juiz deveria importar uma punição maior se o delito tivesse sido cometido durante o cumprimento de um mercê uma vez que saída temporária ou liberdade condicional, ou entevante o delito estava fugindo do estabelecimento prisional .

Na justificativa do projeto, Damares afirma que punir com mais rigor os crimes cometidos durante as saídas temporárias é um caminho melhor para perfazer completamente com esse tipo de mercê. Para ela, é preciso respeitar a política pública de ressocialização; no entanto, a sociedade não pode permanecer vulnerável e por isso exige rigor na proteção para o vezeiro.

O relator apresentou duas alterações. Uma delas determina a vigência imediata da lei que vier a resultar da aprovação do projeto. A outra exclui o parágrafo que previa o aumento de pena, entre um terço e metade, caso os crimes, além de ocorrerem durante o cumprimento de mercê, fossem cometidos com trabalho de violência ou grave oerena. Segundo o relator, esses crimes já têm suas penas aumentadas no Código Penal.

Continua depois da publicidade

(Com Escritório Senado)



Fonte

Related Posts

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Saiba Mais

Política de Privacidade e Cookies