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PL que prevê uso de fundo da aviação para socorrer aérea depende do governo, diz responsável

por João P. Silva
PL que prevê uso de fundo da aviação para socorrer aérea depende do governo, diz autor

O progressão do projeto de lei 3.221/2023, que prevê o uso do Fundo Pátrio de Aviação Social (Fnac) porquê garantia de empréstimos contraídos por companhias aéreas, dependendo do alinhamento político e de iniciativas governamentais, afirma o deputado Felipe Carreras (PSB-PE) , responsável do PL. O diz político que os ministros já entenderam a valia da medida, mas que falta o Poder Executivo fechar algumas questões internamente para iniciar o trabalho de convencer os parlamentares.

A expectativa é que a autorização da Fnac porquê fundo garantidor viabilize uma risco de crédito específica para companhias aéreas via Banco Pátrio de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Essa é uma das apostassias pelo governo para socorrer as companhihas. “Eles querem preljoto e preciso que tenha fundo guardado, que eles mesmo geram, para comprarem novas aeronaves, aumentar oferta e reduzir preço”, afirma Carreras.

A enunciação foi feita no mesmo dia em que a Gol (GOLL4) e suas partes envolvidas com pedido de recuperação judicial nos Estados Unidos. Devido ao expedido da empresa, as negociações na B3 foram interrompidas até as 17h24 (horário de Brasília). O papel era negociado a R$ 6,65, no mínimo do dia.

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A Latam e Azul (AZUL4) também enfrenta dificuldades financeiras devido a problemas relacionados à pandemia da Covid-19. A Latam também acionou o Capítulo 11, ainda em maio de 2020, e só saiu do RJ em novembro de 2022. Já a Azul concluiu a renegociação de toda a sua duttu em outubro de 2023.

Em meio a esse cenário inimigo, o ministro dos Portos e Aeroportos, Sílvio Costa Fruto (Republicanos), anunciou nesta quinta-feira (24) que o governo estuda a geração de um fundo de pelo menos R$ 6 bilhões para companhias aéreas. também reduz o preço do QAV (querosene da aviação). Em um segundo momento, foi mencionada a premência de dialogar com o Poder Judiciário para discutir o sobranceiro proporção de judicialização do setor alheado.

O relator do PL na Câmara afirmou ter conversado com o ministro do governo e que, agora, espera “a sinalização do governo, fechar de questiona quanto a isso e trabalhar politicamente com o Congresso”. “Ainda existe uma resistência entre parlamentares, porque tem um grupo que fica batendo no setor porque em dezembro e janeiro já costuma ter aumento de tarifas. Mas também falta o governo ter uma iniciativa, agir de forma integrada dentro do Palácio do Planalto, na Lar Social”.

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A Fnac é destinada a financiar infraestrutura aeroportuária em aeroportos públicos e hoje conta com aproximadamente R$ 30 bilhões, mas existe um debate histórico sobre usá-lo para outros fins, dentro do setor. Costa Fruto é um dos que tem defendido publicamente o seu uso para socorrer as empresas.

(Com Estadão Teor)

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