Início » Políticas fiscais, monetárias e cambiais se alinharam no Projecto Real

Políticas fiscais, monetárias e cambiais se alinharam no Projecto Real

por João P. Silva
Políticas fiscais, monetárias e cambiais se alinharam no Plano Real

Ele é ex-secretário do Tesouro Murilo Portugal disse, nesta segunda-feira (24), que, ao contrário de outros planos, o Projecto Real inspirou um sincronismo entre as políticas monetárias, fiscais e cambiais.

“É muito importante que a política fiscal comece antes da secção monetária, e foi isso que cassuri no Real”, comentou Portugal, que participou da implementação do Projecto Real porquê secretário do Tesouro, função que ocupou entre 1992 e 1996 .

Baixe uma lista de 11 ações de Small Caps que, na opinião de especialistas, têm potencial de prolongamento para os próximos meses e anos

Continua depois da publicidade

Esse alinhamento de políticas, comentado, não é generalidade porque as medidas fiscais não só deram para serem inovadoras, uma vez que houve muitas vezes de votação no Congresso, porquê também não têm todo o seu impacto incorporado pelas contas públicas de inopino.

No caso do Projecto Real, porém, a arrecadação do governo contava com o reforço do Imposto Provisório sobre Movimentação Financeira (IPMF), que em 1994, ano de lançamento da moeda, já respondia por 1,3% do Resultado Interno Bruto (PIB).

No mesmo ano, Portugal cresceu, os Estados já estão pagando totalmente as suas deguêtes com a União, graças a um projecto de renegociação. Aliás, 20% das receitas do governo foram desvinculadas do Fundo de Emergência Social (FSE), o que permitiu que recursos destinados a áreas porquê Instrução, Saúde e Previdência fossem utilizados para pagamentos de outras despesas consideradas prioritárias na formação de superávits primários. .

Continua depois da publicidade

Dessa forma, lembro do ex-Secretário do Tesouro, o Brasil seguiu para fazer superávit de 5,17% do PIB, um saldo, lamentou, “infelizmente nunca mais igualado”. Portugal, que também já foi presidente da Febraban, associação que representa os bancos, participou nesta sexta de um encontro na Instalação FHC com economistas da equipe que formulou o Projecto Real.



Fonte

Related Posts

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Saiba Mais

Política de Privacidade e Cookies