Desde 22 de agosto de 2023, vigoram as novas regras anunciadas pelo programa de fidelidade LATAM Pass para upgrade de cabine utilizando os trechos de cortesia da categoria Escol ou do cartão co-branded. Com a mudança, o processo de solicitação mudou e, nesta material, vamos mostrar o seu novo passo a passo. Confira!
☞ pular para…
Passo a passo
O procedimento para solicitar o upgrade de cabine é relativamente simples e estará disponível a partir de 48 horas antes do seu voo. Confira a seguir o passo a passo de porquê realizar a solicitação:
1. Para encetar, você deve acessar o site da LATAM;
2. Feito isso, é necessário clicar em “Minhas viagens” e, em seguida, “Dirigir suas viagens” ou diretamente ao clicar em “Upgrade” no meio da tela;
3. Em seguida, basta inserir os dados de sua suplente com o número de compra ou código de suplente, além do sobrenome do passageiro. Clique em “Procurar”;
Se você já tiver realizado o login em sua conta LATAM Pass, ao clicar em “Minhas viagens” e em “Dirigir suas viagens”, irá encontrar a tela com suas próximas viagens e já com a indicação para solicitação de upgrade. Vale lembrar que o processo estará disponível somente dentro do período de 48 horas antes do voo. Veja tela a seguir:
4. Ao encontrar sua suplente no sistema, no quina recta da tela, basta clicar em “Solicitar Upgrade com trechos”;
5. Em seguida, você será informado de quantos “trechos de upgrade” serão necessários para a solicitação e, para confirmar, basta clicar em “Solicitar Upgrade a Premium Business”. De contrato com as novas regras para upgrade de cabine, clientes escol Black, porquê neste exemplo, possuem trechos ilimitados para voos dentro da América do Sul e 4 trechos cortesia que podem ser utilizados por acompanhantes;
6. Se estiver viajando escoltado e desejar solicitar upgrade utilizando os trechos cortesia para os acompanhantes, basta clicar em “Somar acompanhantes”;
7. Complete a documentação dos seus acompanhantes;
8. Com as informações preenchidas, selecione os acompanhantes e, ao final, clique em “Solicitar Upgrade a Premium Business”. Repare que o site já indica quantos trechos restantes o titular terá para os acompanhantes em futuras solicitações – no caso, restarão mais 2 trechos para voos dentro da América do Sul;
8. Esperar o processamento da solicitação;
9. Ao concluir a solicitação, o sistema informará a posição na solicitação que segue os critérios definidos pelo programa. Neste exemplo, foram ocupadas as posições 5, 6 e 7 da fileira. Os clientes supra, além de serem escol Black, possuíam cartão de crédito co-branded, o que garante prioridade na fileira em relação aos demais clientes com a mesma categoria.
10. Solicitação concluída! De 12 horas antes da viagem a até 45 minutos antes do seu voo, você será informado da confirmação do Upgrade. No caso do nosso exemplo, a confirmação se deu em pouco menos de 12 horas.
Vale lembrar que, na página de solicitações, você poderá verificar os assentos disponíveis na cabine Business, seu lugar na lista e a categoria, data e hora de quem apresentou solicitação. Dessa forma, conseguirá com antecedência saber a verosimilhança de conseguir o upgrade.
Regras para upgrade de cabine
Desde o dia 22 de agosto de 2023, vem sendo aplicado o novo protótipo para solicitação de upgrade, que passaram a ter um número fixo de 1 “Trecho cortesia” independente do rumo, seja ele doméstico, na América do Sul ou outros destinos no mundo em voos operados pela LATAM. Ou por outra, o número de “Trechos de cortesia”, antigamente chamados de “Cupons de Upgrade”, por categoria escol foram alterados, passando a ser:
- Gold – 4 trechos dentro da América do Sul e nenhum para fora;
- Gold Plus – 6 trechos dentro da América do Sul e nenhum para fora;
- Platinum – 8 trechos dentro da América do Sul e 2 para fora;
- Black – trechos ilimitados dentro da América do Sul e 8 para fora;
- Black Signature – trechos ilimitados dentro da América do Sul e 10 para fora;
- Cartão LATAM Pass Itaú Platinum – 3 trechos de cortesia para dentro da América do Sul e 1 para fora;
- Cartão LATAM Pass Itaú Black/Infinite – 6 trechos de cortesia dentro da América do Sul e 2 para fora.
Com a novidade regra, os clientes das categorias Black e Black Signature não possuem mais trechos ilimitados de upgrade para fora da América do Sul, assim porquê os clientes Gold e Gold Plus deixaram de ter entrada a upgrade para fora da região. Ou por outra, os acompanhantes compartilham da mesma quantidade de trechos que o titular, com exceção dos voos dentro da América do Sul, pois os membros Black e Black Signature têm recta a 4 e 6 trechos, respectivamente, para levar terceiros.
Por término, duas informações importantes:
- Portadores dos cartões co-branded tem prioridade na fileira de solicitação de upgrade em relação ao cliente que possui a mesma categoria escol; e
- Não há urgência dos acompanhantes estarem na mesma suplente para solicitação; no entanto, o bilhete precisa ser emitido pela conta do titular do favor.
Para saber mais a reverência dessa mudança, é só clicar cá.
Requisitos e prioridade na solicitação de upgrade
É verosímil solicitar upgrade de uma cabine superior utilizando os trechos cortesia em voos internacionais comercializados e operados pela LATAM, desde que a passagem seja emitida nas tarifas Standard ou Full.
Para os voos dentro do Brasil, os bilhetes emitidos entre 22 de agosto de 2023 e 31 de dezembro de 2023 terão a opção de upgrade a partir da tarifa Light, excepcionalmente. A partir de 1º de janeiro do ano que vem, a regra original voltará a prevalecer e, por consequência, tarifas Light não terão o favor de solicitação de upgrade.
A categoria escol, cartão co-branded, data da solicitação e o horário são os critérios que determinarão a sua posição na lista de upgrade da seguinte forma:
- Black Signature
- Black
- UPG Binding (oferta de lances)
- Platinum
- Gold Plus / Gold
Os cartões de crédito parceiros elegíveis se somam ao status escol no critério de prioridade na solicitação de upgrade, porém ficam em posição de prioridade subordinado em relação aos portadores da categoria Escol.
Informações importantes
- Você poderá só poderá utilizar os trechos cortesia em seus voos nacionais ou internacionais comercializados e operados pela LATAM Airlines;
- Os trechos de cortesia são intransferíveis, mas é verosímil compartilhá-los com um acompanhante;
- Os upgrades de cabine mediante o uso dos trechos de cortesia do membro LATAM Pass estão sujeitos à disponibilidade de assentos no voo;
- Os trechos de cortesia para realizar upgrade de cabine são renovados em 1º de abril de cada ano, independentemente da data em que sejam recebidos (considerando que o ano começa em 1º de abril e termina o 31 de março);
- Os trechos não são acumulativos (sem rollover);
- Os acompanhantes podem usar os trechos de cortesia disponíveis de membros escol sempre que viajarem em companhia do titular, independentemente de estarem na mesma suplente e/ou cabine;
- O favor Upgrade de Cabine Cortesia é escoltado dos benefícios associados à cabine Premium, tais porquê: franquia de bagagem, entrada à Lounge VIP, Embarque e Check-in Premium e Bagagem Prioritária, desde que o Upgrade tenha sido facultado no momento de receba-os;
- No caso de solicitações entre 12 e 2 horas antes do voo, a disponibilidade deve ser verificada no portão de embarque do aeroporto;
- Sua posição na lista pode ser alterada em até 45 minutos antes da partida do seu voo e será confirmada diretamente no portão de embarque, sujeita à disponibilidade de cabine.
- Para adultos que viajam com bebês no mesmo assento, a solicitação do Upgrade de Cortesia deve ser feita por meio da Medial de Atendimento se a passagem do adulto atender à família tarifária mínima a ser aplicada.
Para mais informações, consulte cá os termos e condições.
Clube LATAM Pass
Ainda não é assinante do Clube LATAM Pass, o programa de fidelidade da LATAM? Com o Clube, é verosímil amontoar uma quantidade determinada de pontos por mês, além de ter entrada a outras vantagens, tais porquê pontos qualificáveis para subir de categoria dentro do programa, bônus extras nas transferências de pontos, acúmulo e/ou resgate diferenciado dentro do Shopping LATAM Pass e muito mais!
Portanto assine agora mesmo e tenha entrada a inúmeros benefícios dentro do programa de fidelidade!
Saiba porquê funciona o Clube LATAM Pass.
Glosa
As novas regras para solicitação de upgrade cortesia em voo da LATAM já estão em vigor. Porquê visto, os membros escol Black e Black Signature não têm mais entrada a upgrades ilimitados em voos para fora da América do Sul, mas, em contrapartida, agora é verosímil levar mais que um acompanhante por voo – anteriormente, isso não era verosímil.
Com a adoção de um número fixo de 1 “trecho de cortesia” para a realização de voos para qualquer que seja o rumo, a mudança pode proporcionar os membros que viajam acompanhados. Observe que, no exemplo utilizado nesta material, com as novas regras vigentes, os acompanhantes ocuparam a 6ª e a 7ª posições na fileira e, mesmo assim, tiveram a solicitação aprovada. De toda forma, as vantagens e desvantagens dessas mudanças estará diretamente ligado ao perfil de cada viajante.
O procedimento de solicitação continua simples e fácil de ser realizado. Esperamos que esse tutorial possa te ajudar a solicitar seu upgrade de cabine em seus próximos voos com a LATAM.
E você, já utilizou do favor de upgrade cortesia da LATAM? Compartilhe conosco sua experiência!
Ver todos os cupons