A poupança ainda é o investimento mais divulgado e usado pelos brasileiros, mas vem perdendo apelo entre os investidos, principalmente os mais jovens. Ao mesmo tempo, outros produtos do mercado financeiro, uma vez que criptomoedas e títulos privados, ganham cada vez mais espaço nas carteiras.
É o que mostram novos dados divulgados nesta quarta-feira (3) uma vez que segmento da 7ª edição da Rádio X do Investidor Brasílio, realizada pela Associação Brasileira das Organizações dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima) em colaboração com o Datafolha.
De conformidade com o estudo, um quarto da população afirma ter recursos aplicados na poupança. Já criptoativos e títulos privados fazem segmento das carteiras de 4% e de 5% dos brasileiros, respectivamente.
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“Apesar de a poupança ainda ser a opção mais lembrada e acessada, vemos ao longo dos anos uma proporção cada vez maior de pessoas mencionando e investindo em outros produtos. É, inclusive, uma tendência maior entre a população mais jovem”, disse Marcelo Billi, superintendente de sustentabilidade, inovação e ensino da Anbima.
Os fatores que contribuíram para o cenário, segundo o perito, são a procura de investimentos por aplicações mais rentáveis em momentos de queda de juros, a sofificação do mercado financeiro e o aumento do número de influenciadores digitais.
Uma pesquisa também mostrou que 37% da população investe em produtos financeiros, o mesmo percentual do ano pretérito. Segurança, retorno financeiro e liquidez foram apontados uma vez que os princípios motivos para investimento.
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No totalidade, os pesquisadores ouviram 5.814 pessoas das classes A/B, C e D/E entre os dias 06 a 24 de novembro de 2023, nas cinco regiões do país. Na partilha por estrato social, metade dos brasileiros investem na classe A/B, 38% na C e 20% na classe D/E.