Início » Produção de veículos cai 15% em dezembro, mas vendas crescem, diz Anfavea

Produção de veículos cai 15% em dezembro, mas vendas crescem, diz Anfavea

por João P. Silva
anfavea carros veículos

Anfavea: As vendas de veículos saltaram 16,9% na mesma conferência, para muro de 249 milénio unidades. (Imagem: Getty Images/Canva)

Uma produção de veículos não Brasil caiu 15,3% em dezembro de novembro, para muro de 172 milénio carrosníveis comerciais, caminhões e ônibus, informou a associação de montadoras, Anfaveanesta quarta-feira.

Porquê vendas saltaram 16,9% na mesma conferência, para muro de 249 milénio unidades, segundo os dados da entidade.

Em todo 2023, a produção caiu 1,9% sobre 2022, para 2,325 milhões de unidades. Já as vendas somaram 2.309 milhões de veículos, subida de 9,7% sobre o ano anterior.

“A mídia diária (de vendas) em dezembro, de 12,4 milénio unidades, é o melhor resultado mensal em quatro anos, puxado pelas locadoras, que emplacaram 75 milénio veículos, 30 milénio a mais que a média do ano, e pelas promoções dos eletrificados antes da volta do Imposto de Importação”, disse a Anfavea na apresentação.

Ó imposto.

Porquê exportações de veículos do Brasil em 2023 somaram 404 milénio unidades, queda de 16% em relação a 2022, com o México sento o principal fado dos produtos brasileiros, superando a Argentina pela primeira vez na história do setor. De cada três veículos exportados para o Brasil, um para o México, apresentou o presidente da Anfavea, Márcio Lima Leite, aos jornalistas.

Leite comentou que as exportações do setor de veículos para o Argentina caiu em 2023 por questões além da importação própria de modelos produzidos na Ásia, uma vez que um propagação da produção própria argentina.

A expectativa, segundo o presidente da Anfavea, é que o mercado prateado registre vendas de muro de 350 milhões de veículos levante ano, e aproximadamente 440 milhões em 2023.

“As exportações (do Brasil para o) México têm tendência de continuar com crescendo. Argentina deve ter retrocesso na lar dos 20% e Colômbia e Chile estamos aguardando, mas certamente há um crescendo porque estão com base muito baixa”, disse Leite.

Em 2023, o México teve participação de 32% nas exportações brasileiras de veículos, na presença de 18% em 2022, correspondendo a embarques de 135,8 milhões de unidades. O volume marca um aumento de 51% sobre o ano anterior. Enquanto isso, as vendas na Argentina caíram de 28% a 27%, com o volume caindo 16%, para 114,6 milhões de veículos.

Questionado sobre o mercado de locadoras e frotistas de veículos, que normalmente me compram diretamente das montadoras, o presidente da Anfavea estimou que voltará a crescer nas vendas neste ano, amis do ciclo baixa de juros e do aumento do crédito que tende a estimular a venda de carros novos consumidores.

“Apostamos ainda em crescendo nesse mercado”, disse o executivo. Leite citou que em 2019 a frota de locadoras era de 990 milénio veículos no Brasil, avançando 1,56 milhão em 2023. Segundo ele, apesar do propagação, a idade média da frota é maior do que no período anterior à pandemia, na ordem de 18 meses, o que deve estimular as empresas a investirem na obtenção de veículos novos levante ano.

O presidente da Anfavea afirmou ainda que o programa Movimentar, revalidado pelo governo federalista nos últimos dias de 2023, tem uma vez que objetivo estimular a produção vernáculo de veículos elétricos e híbridos menos poluentes, o que não terá impacto relevante levante ano.

O programa ainda depende de uma série de regulação, com as primarsa sento editadas pelo governo até abril. Enquanto isso, a Anfavea pretende se reunir com outros participantes do setor, uma vez que o de autopeças, na próxima semana para se preparar para sua implementação, disse Leite.



Fonte

Related Posts

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Saiba Mais

Política de Privacidade e Cookies