Uma produção de veículos não Brasil caiu 15,3% em dezembro de novembro, para muro de 172 milénio carrosníveis comerciais, caminhões e ônibus, informou a associação de montadoras, Anfaveanesta quarta-feira.
Porquê vendas saltaram 16,9% na mesma conferência, para muro de 249 milénio unidades, segundo os dados da entidade.
Em todo 2023, a produção caiu 1,9% sobre 2022, para 2,325 milhões de unidades. Já as vendas somaram 2.309 milhões de veículos, subida de 9,7% sobre o ano anterior.
“A mídia diária (de vendas) em dezembro, de 12,4 milénio unidades, é o melhor resultado mensal em quatro anos, puxado pelas locadoras, que emplacaram 75 milénio veículos, 30 milénio a mais que a média do ano, e pelas promoções dos eletrificados antes da volta do Imposto de Importação”, disse a Anfavea na apresentação.
Ó imposto.
Porquê exportações de veículos do Brasil em 2023 somaram 404 milénio unidades, queda de 16% em relação a 2022, com o México sento o principal fado dos produtos brasileiros, superando a Argentina pela primeira vez na história do setor. De cada três veículos exportados para o Brasil, um para o México, apresentou o presidente da Anfavea, Márcio Lima Leite, aos jornalistas.
Leite comentou que as exportações do setor de veículos para o Argentina caiu em 2023 por questões além da importação própria de modelos produzidos na Ásia, uma vez que um propagação da produção própria argentina.
A expectativa, segundo o presidente da Anfavea, é que o mercado prateado registre vendas de muro de 350 milhões de veículos levante ano, e aproximadamente 440 milhões em 2023.
“As exportações (do Brasil para o) México têm tendência de continuar com crescendo. Argentina deve ter retrocesso na lar dos 20% e Colômbia e Chile estamos aguardando, mas certamente há um crescendo porque estão com base muito baixa”, disse Leite.
Em 2023, o México teve participação de 32% nas exportações brasileiras de veículos, na presença de 18% em 2022, correspondendo a embarques de 135,8 milhões de unidades. O volume marca um aumento de 51% sobre o ano anterior. Enquanto isso, as vendas na Argentina caíram de 28% a 27%, com o volume caindo 16%, para 114,6 milhões de veículos.
Questionado sobre o mercado de locadoras e frotistas de veículos, que normalmente me compram diretamente das montadoras, o presidente da Anfavea estimou que voltará a crescer nas vendas neste ano, amis do ciclo baixa de juros e do aumento do crédito que tende a estimular a venda de carros novos consumidores.
“Apostamos ainda em crescendo nesse mercado”, disse o executivo. Leite citou que em 2019 a frota de locadoras era de 990 milénio veículos no Brasil, avançando 1,56 milhão em 2023. Segundo ele, apesar do propagação, a idade média da frota é maior do que no período anterior à pandemia, na ordem de 18 meses, o que deve estimular as empresas a investirem na obtenção de veículos novos levante ano.
O presidente da Anfavea afirmou ainda que o programa Movimentar, revalidado pelo governo federalista nos últimos dias de 2023, tem uma vez que objetivo estimular a produção vernáculo de veículos elétricos e híbridos menos poluentes, o que não terá impacto relevante levante ano.
O programa ainda depende de uma série de regulação, com as primarsa sento editadas pelo governo até abril. Enquanto isso, a Anfavea pretende se reunir com outros participantes do setor, uma vez que o de autopeças, na próxima semana para se preparar para sua implementação, disse Leite.