Início » qual é a forma correta de ortografar?

qual é a forma correta de ortografar?

por Marcos Monteiro
qual é a forma correta de escrever?

É generalidade nos depararmos com algumas palavras na Língua Portuguesa que são pronunciadas de formas diferentes, ainda que exclusivamente uma delas esteja correta de harmonia com a norma culta.

continua depois da publicidade

Muitas vezes, essa diferença pode estar associada à variação linguística, tendo em vista que nosso país é extenso e influenciado por diversas culturas.

Um exemplo de vocábulo que costuma gerar confusão é “gratuito” ou “gratuíto”. Isso porque é generalidade vermos pessoas pronunciando com a entonação no “u”, enquanto outras colocam a entonação no “i”.

Essa diferença levanta questões sobre a ortografia correta. Se essa é sua incerteza, descubra a seguir se o manifesto é ortografar “gratuito” ou “gratuíto”.

continua depois da publicidade

“Gratuito” ou “gratuíto”?

Para entendermos qual a forma correta de ortografar a vocábulo, é preciso relembrar sua separação silábica, que deve ser feita da seguinte forma: “gra-tui-to”.

Porquê se trata de um vocábulo paroxítono, ou seja, sua sílaba tônica é a penúltima, não deve ocorrer a acentuação.

continua depois da publicidade

Nesse sentido, a vogal “u” é a tônica, o que quer expressar que deve ser pronunciada com mais entonação. Usualmente, vemos falantes separando o ditongo “ui”, uma vez que se fosse um hiato. Por isso, acabam colocando a força no “i” ao invés do “u”.

Essa inadequação generalidade na linguagem falada acaba refletindo em dúvidas na hora da ortografia, o que faz com que pessoas escrevam a vocábulo com o acento no “i”. No entanto, não há sinal gráfico e a forma correta de se ortografar é “gratuito”.

A vocábulo é um adjetivo que quer expressar que um pouco foi de perdão, não exigiu pagamento ou qualquer outra coisa em troca. Também pode ser usada quando alguma coisa é feita sem motivo, sendo uma espécie de ofensa.

continua depois da publicidade

Exemplos de frases com “gratuito”

Confira exemplos de frases com a ortografia correta de “gratuito”. Vale lembrar que a regra de não acentuação vale para suas variações, uma vez que a forma no feminino, “gratuita”:

  • O curso de inglês oferecido pela livraria é gratuito;
  • O museu está promovendo uma exposição completamente gratuita sobre arte contemporânea;
  • Ele zombou das minhas ideias de modo gratuito, o que me deixou desconfortável para continuar a falar;
  • O parque tem ingresso gratuita aos domingos, o que atrai muitos clientes;
  • Ela fez um glosa gratuito sobre minha ar que me deixou muito insegura;
  • Não há urgência de fazer ataques gratuitos toda vez que discordamos;
  • A internet gratuita disponível na cafeteria atrai muitos consumidores;
  • Você pode obter um mês de assinatura gratuita no streaming se realizar o seu cadastro;
  • Ela recebeu uma resposta gratuita quando tentou apresentar suas contribuições para o projeto;
  • A primeira consulta com aquela psicóloga é gratuita.

Casos parecidos com “gratuito”

“Gratuito” não é a única palavra que costuma levantar incerteza sobre a forma correta de se ortografar por conta da sotaque. Veja alguns casos semelhantes:

Intuito

A vocábulo “intuito” também é confundida por alguns falantes que acabam pronunciando “intuíto”. Porquê colocam a entonação no “i” ao invés do “u”, muitas vezes, empregam o sinal gráfico na letra.

Ruim

Esse é um termo que também gera bastante incerteza. Algumas pessoas pronunciam com a entonação no “u”, enquanto outras, no “i”.

Mas, dissemelhante de “gratuito”, no qual as vogais “u” e “i” formam um ditongo, cá, elas compõem um hiato, ou seja, são separadas.

Dessa forma, a entonação deve ser feita no “i”, pronunciando um pouco uma vez que “ruím”. Porém, a ortografia correta não leva acento, essa é exclusivamente uma maneira de ilustrar melhor a forma correta de falar.

Giro

O caso de “rodeio” é o mesmo de “gratuito”, temos um ditongo formado pelas vogais “u” e “i”. Nessa situação, a vogal tônica também é o “u”. Portanto, a sotaque deve ser um pouco uma vez que “circúito” e não “circuíto”.

Compartilhe esse item



Fonte

Related Posts

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Saiba Mais

Política de Privacidade e Cookies