Início » qual é o jeito evidente de grafar?

qual é o jeito evidente de grafar?

por Marcos Monteiro
qual é o jeito certo de escrever?

Existem algumas variações gramaticais na Língua Portuguesa que podem deixar muitas pessoas confusas, mormente quando se torna necessário aplicá-las em contexto acadêmico ou profissional.

continua depois da publicidade

Um exemplo são as versões “trovejando” e “trovoando”: por serem tão similares, é geral que muitos fiquem em incerteza quando chega a hora de escolher uma para inserir em uma frase.

Nesse sentido, existiria uma só versão correta da ação? Se sim, qual seria a ideal? Para entender mais sobre o tema, confira qual é o jeito evidente de grafar a vocábulo: se seria “trovejando” ou “trovoando”.

“Trovejando” ou “trovoando”?

De consonância com o Léxico Aurélio, tanto “trovejando” quanto “trovoando” estão corretos.

continua depois da publicidade

“Trovejar” significa ribombar, trovejar, retumbar, toar uma vez que trovão, ressoar e estrondear. Todos estão relacionados à emissão de um som ou voz ruidosa, muito uma vez que qualquer rumor muito possante.

Já “trovoar” também significa trovejar, retumbar, ressonar, ribombar, repetir, estourar e troar. Mas, é importante ter em mente que cada verbo tem um significado principal, e as definições são essenciais para ajudar os falantes a entenderem quando e uma vez que utilizar cada um.

Entre os dois, o verbo “trovejar” é considerado um termo mais letrado, enquanto “trovoar” é mais geral de se ouvir no cotidiano, por seu uso popular. Mesmo assim, essas não são as únicas diferenças entre eles.

continua depois da publicidade

O verbo trovejar

Quando se trata de definir o som dos trovões, o termo correto é “trovejar”: ele traduz o som estrondoso que ecoa pelo firmamento nas tempestades.

Dessa forma, ao descrever o rumor característico (e específico) dos trovões, esse verbo será o mais adequado. Confira alguns exemplos com “trovejando” aquém:

  • O céu estava escuro e trovejando, alertando para uma tempestade;
  • As nuvens escuras pairavam sobre nós, trovejando de forma ameaçadora;
  • Pode até estar trovejando, mas ainda vou precisar levantar e me arrumar para o serviço;
  • Os trovões trovejando ecoavam pelas montanhas, deixando tudo ainda mais terrífico;
  • Enquanto eu caminhava pela estrada, ouvi os trovões trovejando cada vez mais próximos;

O verbo trovoar

Mesmo que seja muito parecido com “trovejar”, “trovoar” pode ser distinguido pelo vestuário de ser um termo mais extenso. Essa versão serve não exclusivamente para descrever o som dos trovões, mas também a ocorrência de tempestades no universal.

continua depois da publicidade

Pensando nisso, quando o tema é a tempestade, com seus relâmpagos e trovões, “trovoar” irá servir perfeitamente. Muitas pessoas costumam falar “Parece que vai trovoar” por isso.

É por tal motivo que, ao se deparar com “trovejar” e “trovoar” em provas ou no trabalho, o importante é evitar erros comuns e prometer a precisão linguística, mesmo com a similaridade entre as palavras.

Embora esse possa parecer um pormenor pequeno, o domínio das distinções é fundamental para quem está sempre em procura de primazia no domínio da língua.

Confira aquém mais alguns exemplos com “trovoando”:

  • A noite estava trovoando, o que tornou quase impossível pegar no sono;
  • A tempestade se aproximava rapidamente, trovoando;
  • Os relâmpagos iluminavam o firmamento trovoando sem sota;
  • O firmamento escuro estava trovoando, digno de um filme de terror;
  • Enquanto eu observava pelas janelas, vi as nuvens escuras trovoando no horizonte.

Compartilhe esse cláusula



Fonte

Related Posts

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Saiba Mais

Política de Privacidade e Cookies