Início » Raízen (RAIZ4) sofre na Bolsa depois dados avisos, mas analistas seguem com visão positiva para ação

Raízen (RAIZ4) sofre na Bolsa depois dados avisos, mas analistas seguem com visão positiva para ação

por João P. Silva
Raízen (RAIZ4) sofre na Bolsa após dados avisos, mas analistas seguem com visão positiva para ação

Uma vez que as ações da Raízen (RAIZ4) continuam em queda nesta quarta-feira (17), depois queda de 5,25% na véspera, elas divulgaram sua prévia operacional para o terceiro trimestre deste ano de 2024.

Na visão da XP, o principal destaque foi as vendas de etanol aquém do esperado (39% aquém dos projetos residenciais). “Em nossa visão, a perda deve ser uma estratégia de diferir as vendas de etanol para o período de entressafra, uma estratégia seguida pela maioria dos jogadores. Temos nos manifestado sobre a assertividade dessa estratégia, pois os preços do etanol não estão melhorando, apesar da vantagem competitiva em relação à gasolina, enquanto o etanol de milho continua a lucrar espaço”, aponta.

As vendas aquém das estimativas de etanol afetaram a estimativa de antes do lucro de juros, impostos, depreciações e amortações (Ebitda, na {sigla} em inglês) ajustada consolidada para o 3T24 em muro de 14%.

Masterclass gratuito

O Ano da Viradela

Descubra onde você encontrará as melhores oportunidades para multiplicar seu patrimônio e lucrar uma renda extra em 2024

Já no lado positivo, a moedura de cana-de-açúcar ficou 20% supra de suas estimativas, devido ao clima positivo e uma temporada de moedura mais longa do que o esperado, levando a uma potencial diluição de custos mais subida no porvir.

Os analistas da XP ainda afirmaram que a Raízen tem sido bastante criticada devido aos produtivos agrícolas aquém da mídia, mas veem que isso não é mais verdade. A empresa vem investindo em produtividade e se aproximando de seus pares, terminando a safra 23/24 com TCH em risca com a média de seus pares, militante a diluição de custos e a conquista de preços mais altos de açúcar.

A XP tem recomendação de compra para as ações RAIZ4, com preço-alvo de R$ 6, mesma recomendação e escopo do Citi para os papéis. Os analistas do banco americano, por sua vez, standaram os dados supra do que esperavam; Por outro lado, projeta que a empresa deve reportar resultados financeiros aquém do esperado no terceiro trimestre da safra, correspondente ao período de outubro a dezembro de 2023.

Continua depois da publicidade

O banco vê que, para desenvolver as vendas no quarto trimestre da temporada (janeiro a março de 2024), a empresa deve adotar estratégias no segmento de açúcar e na formação de estropios de etanol, mas as vendas serão a preços mais baixos do que o O Citi esperava anteriormente.

Já do lado da distribuição de combustíveis, o banco espera ver um efeito de estoque negativo na operação brasileira. “O resultado pode ser impactado pelos preços mais baixos do diesel, já que a Petrobras (PETR4) destruiu duas vezes os preços em dezembro do ano pretérito para amortecer a retomada do PIS/Cofins no quarto trimestre do ano”, mencionou.



Fonte

Related Posts

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Saiba Mais

Política de Privacidade e Cookies