Início » REITs recuperam apelo com expectativa de namoro de juros nos EUA; veja setores e ativos indicados

REITs recuperam apelo com expectativa de namoro de juros nos EUA; veja setores e ativos indicados

por João P. Silva
 REITs recuperam apelo com expectativa de corte de juros nos EUA;  veja setores e ativos indicados




O horizonte de juros menores nos EUA já começou a melhorar a expectativa do mercado para o desempenho dos REITs (Fundo de investimento imobiliário), os “primos” dos fundos imobiliários brasileiros. Segundo analistas, a classe iniciou a recuperação no final de 2023 já em consequência da expectativa de cortes de taxas pelo Federalista Reserve (Fed, o banco médio americano), e pode deslanchar nos próximos meses.

Entre o início de 2022 e 1º de dezembro de 2023, os preços dos REITs caíram, em média, 21,4%, conforme dados da NAREIT, associação norte-americana dos REITs. Mas o número global esconde o início de uma retomada nos últimos meses do ano: o índice FTSE NAREIT All REITs (FNAR) subiu 12% e 9% em novembro e dezembro, respectivamente.

Um dos motivos para essa recuperação foi a diferença entre a precificação dos REITs listados na Bolsa, que a comunidade a apresentar grandes descontos, e os ativos do mercado privado, analisa Caio Braz, sócio da URCA Capital.

XP de teor

Abra sua conta e ganhe um Planner Financeiro Collab XP & Cícero

Confira os 4 passos para prometer que você está seguro

“Não vemos grandes problemas de vacância nos imóveis, houve ajuste de aluguéis e reciclagem de inquilinos nos últimos tempos. Aliás, o nível de endividamento é ordinário e o fluxo de caixa positivo, de modo universal, gerando bons retornos de dividendos”, Valia Braz.

O ano de 2024, que tera juros ainda elevados, não será sem solavancos para os REITs, pondera Guilherme Morais, comentador da VG Research. No entanto, diz, tendo em vista o desempenho desde o final de outubro, “o cenário pode ser interessante, com sinais que indicam uma recuperação significativa do setor”.

O histórico na sequência da crise do “ponto.com”, nos anos 2000, e do subprime, em 2008, também jogou em prol dos REITs. “Em mídia, ao longo do ciclo de aperto, os REITs tumedo o menor retorno em formado com o mercado privado e o mercado de justiça. Porém, em seguida o final do ciclo, os REITs voltaram à mídia, atingindo 20% nos quatro trimestres subsequentes”, disse Morais.

Mas a estudo não é unânime. Ronaldo Patah, estrategista de investimentos do UBS Wealth Management, não vê o setor com tanto timismo. Na participação Onde Investir em 2024, ele afirmou que o setor imobiliário tem uma dinâmica própria, é provável desaceleração da economia dos Estados Unidos, mesmo que não chegue à recessão, está afetando aférációs e aluguéis de imóveis.

O fundo de índice (ETF) VNQ, considerado um dos dois indicadores de desempenho do setor imobiliário norte-americano, subiu 12% e 8% em novembro e dezembro, mas nos primeiros 15 dias de 2024 acumulou queda de 1,5%.

Veja também:

Principais setores e 5 ativos indicados

No ano pretérito, o rali dos últimos meses ajudou o índice FNAR a fechar no positivo, com valorização de 1%. Mas alguns segmentos se standaram mais do que outros, com mais do que o duplo de ganhos. Foi o caso dos Data Centers, com subida de 30,1% impulsionada pela demanda de lucidez sintético (IA). Támbem foram muito os segmentos de hotéis (23,9%) e galpões industriais (19,2%).

Para 2024, Braz afirma que os potenciais ganhadores são REITs de imóveis residenciais deixa para lá hipotecas, ambos bastente descontados em seus preços e com bons pagamentos de dividendos nos últimos meses. Morais vê mais crescendo para Centros de dadosem meio à expansão dos investimentos em IA.

Já o UBS manterá o setor sob reparo para entender porquê se comportará a economia dos EUA e qual será um ocorrência do mercado imobiliário. Ainda assim, por questão de diversificação, a morada recomenda alocação de 2% a 3% em REITs.

Veja cinco REITs indicados para 2024:

REITs (ticker) Loja Preço (US$) Rendimento de dividendos
Renda imobiliária (O) Varejo 58,81 5,32%
Patrimônio Residencial (EQR) Residencial 61,90 4,25%
Renda de apartamento (AIRC) Residencial 35,94 5,16%
Propriedades Healthpeak (PEAK) Saúde 20,69 5,96%
Hotel Pebblebrook (PEB) Hotéis 15,23 0,27%
Manancial: VG Research da Morningstar. Data: 16 de janeiro de 2024.



Fonte

Related Posts

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Saiba Mais

Política de Privacidade e Cookies