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Resgates de Primeira – Passagem de Joanesburgo para Auckland na Classe Executiva da Qatar Airways

por Abel Ferreira
Resgates de Primeira - Passagem de Joanesburgo para Auckland na Classe Executiva da Qatar Airways

Uma vez que você vem acompanhando nas últimas semanas, nessa tempo da série Resgates de Primeira, estamos mostrando voos que tragam alguma particularidade privativo, quer de preço, cabine ou rota diferenciada, que mereça o nosso registro. No resgate de hoje, vamos mostrar um ótimo resgate para voar entre África do Sul e Novidade Zelândia, na ótima Classe Executiva da Qatar Airways. Por isso, o que temos no cardápio hoje é: Resgates de Primeira – Passagem de Joanesburgo para Auckland na Classe Executiva da Qatar Airways.

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  1. O Resgate de Primeira
  2. Quanto custa essa emissão?
  3. Uma vez que fazer essa emissão?
  4. Uma vez que otimizar essa emissão?
  5. Quais companhias posso voar?
  6. Fatores a considerar
  7. Glosa

O Resgate de Primeira

Rota: Joanesburgo – Doha – Auckland
Programa: AAdvantage (American Airlines)

Para quem não vem acompanhando, nas primeiras duas fases da série Resgates de Primeira, mostramos ótimos resgates para voar em Classe Executiva para todos os continentes. Na terceira tempo, mostramos Resgates de Primeira para voar em Primeira Classe, item cada da vez mais vasqueiro no mundo da aviação, principalmente para viajar utilizando milhas e pontos.

Nessa última, voltamos a mostrar o resgate de viagens em qualquer classe – preferencialmente em cabines premium – que apresente dispêndio x mercê supra da média ou que tenha alguma particularidade privativo. No resgate de hoje, vamos tirar proveito da tábua do AAdvantage, que serpente a mesma quantidade de milhas para voar entre o Pacífico Sul e o Oriente Médio, incluindo o trecho de/para a África. Com isso, além do voo ultra-longo entre Doha e Auckland, ainda é provável acrescer uma segunda viagem longa na Classe Executiva da Qatar de/para Joanesburgo (ou outro rumo África da sua preferência), o que pode, inclusive, facilitar a conectividade com o Brasil, dados os voos diretos operados por LATAM e South African, entre Joanesburgo e São Paulo.

Aliás, muitos dos nossos leitores são membros do AAdvantage, da American Airlines, quer porque são portadores de cartões americanos, quer porque possuem o cartão de crédito AAdvantage emitido pelo Santander. Embora esse cartão não esteja participante da atual campanha Bateu, Ganhou!, em que costumava oferece até 4 pontos por dólar gasto na fatura, ainda é uma das formas mais baratas de gerar milhas AA.

Embora a Qatar também voe entre Doha e Joanesburgo com Boeing 777 equipado com Qsuite, na data escolhida, a aeroplano é o A359, com uma boa cabine de Classe Executiva, mas que não é a prestigiada Qsuite. Já tive oportunidade de voar algumas vezes nessa cabine e acho que atende muito muito às expectativas.

Cabine executiva antiga, padrão em segmento da frota de A359.

O segundo voo, que é o trecho ultra-longo entre Doha e Auckland, é operado no moderníssimo A350-1000 e equipado com a premiada Classe Executiva Qsuite.

Qatar qsuite capa

Cabine Qsuite.

  • British Airways Lounge – Aeroporto Internacional de Joanesburgo 

O voo inicia em Joanesburgo e você tem chegada ao bom lounge que atende os passageiros voando cabines premium da British Airways e companhias oneworld.

  • Al Mourjan The Garden Business & First Class Lounge

Esse resgate tem conexão em Doha, permitindo acessar o ótimo sensacional Al Safwa First Class Lounge da Qatar Airways no Aeroporto Internacional Hamad.

Estive recentemente no Lounge e não é excesso expor que em alguns aspectos, não deixa zero a desejar ao prestigiado Al Mourjan, lounge nativo de Primeira Classe da Qatar Airways em Doha.


Quanto custa essa emissão?

Uma vez que mencionado anteriormente, o programa AAdvantage serpente voos operados por parceiros com base em uma tábua fixa, o que traz a grande vantagem da previsibilidade. Para a rota sugerida, ligando África e Oceania (enquadrada no AAdvantage porquê Sul do Pacífico), a tábua fixa do AAdvantage estabelece a cobrança de 80.000 milhas para voar em Classe Executiva em companhias parceiras. Não é um valor barato, considerando a potência e elevado valor regular das milhas AAdvantage, mas, sem incerteza, esse é uma supimpa maneira de investir esse valedoiro ativo, dadas as ótimas experiências de luxo e conforto envolvidas.

Na verdade, esse resgate seria ainda mais interessante, eventualidade você tenha disponibilidade e opte por incluir um trecho longo em Primeira Classe entre Oriente Médio e Austrália, seguindo pra Auckland na Classe Executiva da Qantas. Melhor ainda se conseguir aproveitar as ocasionais (e raras) oportunidades em que a Qantas libera vaga award para voar na sua Primeira Classe, já que a companhia australiana vai incluir seu big-bird (A380) na rota, a partir do final de setembro. Essa seria uma opção espetacular, voar quase 15h na Primeira Classe da Qantas no A380, fazendo exclusivamente uma conexão em Sydney, antes de seguir em Classe Executiva para Auckland.


Uma vez que fazer essa emissão?

  • Encontrando disponibilidade

Uma vez que sabemos, o AAdvantage é um dos programas de fidelidade em que a grande maioria do montão é alcançável nas pesquisas online, tanto para voos próprios quanto para parceiros. A presente emissão, inclusive, tem tratamento 100% online, desde a pesquisa até a peroração.

Há casos, mas, em que você precisará contatar a mediano. Inclusive, caso pretenda incluir qualquer trecho anterior/ulterior ao mostrado na material e o sistema não esteja mostrando online, confira se há disponibilidade award e ligue para a mediano pedindo para incluir esses trechos (tanto intra-Sul do Pacífico, quanto na África), sem qualquer dispêndio suplementar. Aliás, caso precise, não se intimide. É quase uma unanimidade que o call center do American Airlines AAdvantage presta um serviço de superioridade. Da minha segmento, só tenho elogios!

Posteriormente realizar a pesquisa e encontrar o resultado, basta selecionar os voos preferidos e seguir para a finalização.

Destaques para a taxa de R$ 540, muito subordinado à cobrada no bilhete pagante, em que incide YQ e o (quase) stopover em Doha, que vai permitir aproveitar um dia na capital catari, antes de seguir viagem para a Novidade Zelândia.


Uma vez que otimizar essa emissão?

O gargalo dessa emissão, que é supimpa, pode estar nas dificuldades de gerar e elevado valor das milhas AAdvantage. Recorde que as milhas AAdvantage são um ativo valioso. A despeito disso, vamos tentar mostrar alternativas razoáveis de gerar essas milhas.

Compra de milhas com desconto

Mesmo nas promoções, comprar milhas AAdvantage é sempre uma operação que custa custoso. Veja um exemplo da melhor promoção que o programa faz esporadicamente, em que concede desconto efetivo de 40% na compra de milhas AAdvantage:

O problema, porquê se vê, é que as milhas AAdvantage são extremamente valiosas. Mesmo com a emprego dos 40% de desconto, um dos melhores já vistos, o conjunto de milénio milhas ainda custaria supra de US$ 19, ou tapume de R$ 95. Apesar desse elevado dispêndio de obtenção, as milhas necessárias para essa emissão, custariam tapume de R$ 9.500, o que ainda é menos do que o valor da passagem pagante, em que são cobrados quase 35 milénio reais + taxas por voo similar.

Gerando milhas no cartão de crédito

Essa é, sem incerteza, a maneira mais barata e racional de gerar milhas AAdvantage. Para quem tem chegada aos cartões americanos, não vasqueiro há pomposos bônus de assinatura oferecidos pelo Citi, que emite o co-branded nos Estados Unidos, além do Barclays. No mercado brasiliano, a única maneira de gerar pontos através do cartão de crédito, é usando o co-branded Santander AAdvantage, lançado pelo banco espanhol no Brasil em 2017.

Infelizmente, na atual campanha Bateu, Ganhou!, os cartões AAdvantage não foram contemplados. Apesar disso, gerar milhas nesse cartão ainda é uma das formas mais eficientes e baratas de gerar essas milhas valiosas. Inclusive, para saber se vale a pena remunerar a anuidade do cartão AAdvantage da American Airlines, mesmo sem participar da campanha do Santander, clique cá.

O dispêndio regular da taxa de casas lotéricas é de 2,95%*. Uma vez que o cartão gera 2 pontos por dólar, é provável atingir um CPM [custo para cada mil pontos] em torno de R$ 776, o que não é aquela maravilha que estamos acostumados, mas ainda é um bom valor para as milhas AA.

Quem conseguir gerar todas as 80.000 milhas com esse CPM, o valor do bilhete do resgate de primeira ficaria em R$ 6.208 +  taxas , contra tapume de 20 milénio reais + taxas, cobrados pelo bilhete pago. Com isso, constatamos que o dispêndio do nosso resgate representa menos de 30% do valor pagante, o que é inacreditável!

Note que o bilhete pagante inclui mais de R$ 4.500,00 em Taxa de Combustível, o que não é repassado pelo AAdvantage, potencializando a vantajosidade do resgate.

*Vale observar que há relatos, ainda sem confirmação conclusiva, de que os cartões Esfera não estão pontuando nos pagamento em casas lotéricas, logo é provável que isso possa também refletir nos cartões AAdvantage. Fica alerta a esse ponto, eventualidade resolva usar essa modalidade de geração de milhas AA.


Quais companhias posso voar?

Uma vez que estamos falando em voar em Classe Executiva, a melhor opção, na minha opinião, é o voo com a Qatar Airways. Porém, se a opção for voar em Primeira Classe, a minha primeira opção, eventualidade achasse vaga, seria o voo direto da Qantas entre JNB-SYD, seguindo em conexão para AKL, voando Classe Executiva.


Fatores a considerar

  • Facilidade de emissão: porquê mencionamos no início, o programa AAdvantage tem uma das mais amigáveis plataformas de emissão de passagens com milhas, tanto para as emissões online, que são a maioria, quanto para os casos em que se precisa de atendimento do call center, que presta um serviço de superioridade.
  • Cabine mista e promiscuidade de parceiros: na feitio do resgate mostrado, a viagem não promiscuidade parceiros, mas zero impede que você emita mesclando não exclusivamente parceiros, porquê classe distintas de voos. Essa é uma grande funcionalidade do AAdvantage, que, não vasqueiro, permite um resgate que seria inviável na maioria dos outros programas de fidelidade;
  • Tábua fixa: esse é um ponto bastante positivo do AAdvantage, que precifica em valores fixos os voos entre regiões, logo não importa se você vai encontrar disponibilidade em um voo direto ou com escalas, seu valor final sempre será aquele previsto na tábua, o que traz previsibilidade e segurança para o cliente;
  • Custos simulados baseados em compra promocional de milhas e uso de cartão de crédito: porquê ficou registrado na material, quando simulamos os custos dessa emissão, precificando as formas de geração das milhas, levamos em consideração os valores da compra de milhas com 40% de desconto, dando porquê exemplo a promoção de natalício do AAdvantage em 2021, muito porquê, para geração por cartão de crédito, com base no pagamento de taxas cobradas por casas lotéricas. Casualidade o cartão volte a ser contemplado no próximo Bateu-Ganhou, o dispêndio assinalado pode tombar para metade do mostrado nesse resgate;
  • Viagem é um dos melhores investimentos que podemos fazer: Viajar é uma experiência emocionante e enriquecedora. Quando temos a chance de usufruir de benefícios especiais, porquê resgatar passagens com milhas para voar em cabines premium, a proeza se torna ainda mais memorável. Se você está em procura de uma oportunidade para voar com conforto e estilo, essa é mais uma das ótimas dicas que compartilhamos com você semanalmente.

Glosa

Leste é mais um bom caso das dezenas de boas oportunidades de emissões que temos a explorar no nosso microcosmos de milhas e pontos, porquê falamos no post inicial dessa série semanal. Nesta material, por exemplo, trouxemos uma boa oportunidade de uso das milhas do programa AAdvantage, para voar na Classe Executiva da Qatar Airways África e Oceania.

É, sem incerteza, um dos bons resgates do nosso universo de milhas e pontos!

E você, já conseguiu aproveitar essa emissão do AAdvantage?


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