Início » Risco demais ou grandes oportunidades?

Risco demais ou grandes oportunidades?

por João P. Silva
Risco demais ou grandes oportunidades?

O Ibovespa viveu um primeiro semestre complicado, acumulando queda de 7,7%, com diversos fatores nacionais e internacionais freando o gosto por risco dos investidores. Os analistas acreditaram na viradela da Bolsa nos próximos seis meses e projetaram um término de 2024 com o principal índice acionário do País no azul.

Baixe uma instrumento simples e que te ajuda a planejar sua renda mensal com dividendos

Para surfar a vaga da recuperação, os especialistas vêm indicados em ações conservadoras, de empresas que conseguem gerar caixa mesmo diante do cenário incerto. Mas, os investidores mais arrojados podem mirar em ações consideradas baratas, que, por motivos diversos, não estão entre as preferidas do mercado hoje.

Continua depois da publicidade

“Temos empresas geradoras de caixa que, no momento, oferecem boas oportunidades ilando para Preço/Lucro”, diz Régis Chinchila, encarregado de pesquisa da Terreno Investimentos, ao comentar a lista das ações mais baratas do Ibovespa pela ótica do Preço/Lucro (P /EU).

OP/L é um dos indicadores mais usados ​​para saber se uma ação é face ou barata. É uma repartição simples entre o preço de uma ação pelo lucro por ação que a empresa gera. Grosso modo, a métrica mostra quanto os investimentos estão disponíveis a remunerar pelo lucro de uma companhia e um múltiplo mais sobranceiro pode valer que o mercado espera crescendo mais possante dos lucros.

Mas, Felipe Pontes, diretor de gestão de recursos da Avantgarde Asset, ponderou que “o P/L pode dar alguma teoria sobre avaliação, mas nenhum múltiplo deve ser usado soniho”. Há outros indicadores que, conjugados, podem mostrar ao investidor se vale a pena, ou não, investir neste papel, uma vez que Preço/Valor Patrimonial (P/VPA) e EV/Ebitda (Enterprise Value sobre Ebitda), úteis para confrontar empresas com diferentes estruturas de capital e medir a eficiência operacional, ajustando para variações na dívida.

Continua depois da publicidade

Feitas as ponderações sobre a utilização do P/L, confira as empresas com os menores múltiplos do Ibovespa neste indicador:

Manadeira: Economática

Em um mercado competitivo e com players que analisam cada movimento das empresas, as ações não ficam baratas sem motivos, que variam de suspicácia com a gestão, momento do setor ou riscos regulatórios. Mas cabe ao investidor examinar se há perspectiva de melhoria dos resultados, com mudanças macroeconômicas, de preços de insumos ou na legitimidade da companhia – e, assim, tomar oportunidades. Veja os destaques da lista, segundo especialistas.

Nord e Terreno têm recomendação de compra para a Vibra, antiga BR Distribuidora. “Faz sentido ter Vibra na carteira, já que é voltado para dividendos e tem um dividend yield (retorno com dividendos) em torno de 9%, com perspectiva de seguir pagando no horizonte”, diz Victor Bueno, sócio e comentador de ações da Nord Research .

Continua depois da publicidade

Outra ação barata vista uma vez que oportunidade é do Banco do Brasil (BBAS3), que compõe a carteira de dividendos da Terreno. A morada destaca “a melhoria no controle de custos, possante presença no agronegócio, baixos níveis de inadimplência e expansão de crédito mais prudente”.

O BB é controlado pela União, o que faz seu papel negociar em múltiplos menores que seus pares. O mesmo aconteceu com a Petrobras (PETR3), que também apareceu na lista de P/L menor do Ibovespa, apesar do sobranceiro valor de mercado, mas dobrou nos últimos anos. As ações da Petroleira na Bolsa são as mais recomendadas pelas corretoras neste início do segundo semestre.

Bradespar (BRAP4)

Líder da lista com o menor P/L, a Bradespar, uma contenção investir em outras empresas – majoritariamente na Vale (VALE3) – é um ponto de discórdia entre as casas.

Continua depois da publicidade

Bueno explica que as ações são “baratas” porque o mercado costuma punir as participações. Outro fator negativo para a companhia é fiscal, já que uma empresa pode precisar remunerar R$ 800 milhões à Receita Federalista em um processo que contesta despesas lançadas pela empresa em 2018.

A Terreno Investimentos, no entanto, credencia a recuperação das ações de longo prazo: “essa perspectiva é apoiada pela reabertura da economia chinesa, com previsão de desenvolvimento anual de 5%, que está retomando a demanda por minério de ferro, mormente em o setor da construção”.

Já a justificativa para os preços descontados da Gerdau e Metalúrgica Gerdau está nos “resultados em queda”, uma vez que descrito por Bueno: “preferimos mineradoras em detrimento das siderúrgicas, não temos recomendação de compra para Gerdau”.

Continua depois da publicidade

Nas empresas de robustez da lista, o P/L insignificante pode ser explicado pelo setor de atuação. “Empresas em setores mais maduros e resultados tendem a ter múltiplos mais baixos porque seus fluxos de caixa são mais previsíveis e resultados; , a esperança representada no preço da ação já está mais alinhada com o que a empresa entrega de resultado no lucro”, explica Pontes.



Fonte

Related Posts

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Saiba Mais

Política de Privacidade e Cookies