Início » Tesla corta quase todos os equipamentos da rede de carregamento – afeta outros fabricantes

Tesla corta quase todos os equipamentos da rede de carregamento – afeta outros fabricantes

por João P. Silva
Tesla corta quase todos os equipamentos da rede de carregamento – afeta outros fabricantes

A Tesla despediu quase todos os funcionários da separação Supercharger, uma grande rede de estações públicas de carregamento para carros eléctricos que praticamente todos os grandes fabricantes estão a utilizar na UE.

A decisão de trinchar um grupo de quase 500 pessoas, incluindo sua diretora sênior, Rebecca Tinucci, foi tomada pelo CEO Elon Musk na semana passada, segundo uma pessoa familiarizada com o tópico. As demissões se somam ao incisão de mais de 10% dos funcionários da Tesla em meados de abril, disse a manancial.

A medida deve desacelerar o desenvolvimento da rede, segundo uma pessoa familiarizada com a separação, que pediu para não ser identificada. Já existem discussões sobre a recontratação de alguns dos demitidos para que eles operem a rede existente e pacomm expandi-la, mas a um ritmo muito mais lento, disse a manancial. Em uma postagem no X, Musk confirmou que o desenvolvimento da rede será desacelerado.

Continua depois da publicidade

As cortes deixaram os executivos de pelo menos outra montadara, a Rivian, confusas e preocupantes, segundo outra pessoa familiarizada com as discussões internacionais da empresa. Rivian, Ford e General Motors estão entre os fabricantes que adotam os conectores de carregamento da Tesla para os seus carros movidos a bateria, dando a milhares de clientes entrada à rede de carregamento da empresa de Elon Musk.

Os veículos dessas montadas foram inicialmente projetados para utilizar um padrão denominado “Sistema de Carregamento Combinado” (CCS, em inglês). Existem menos carregadores CCS na UE do que os Superchargers Tesla, que Musk utiliza e que a empresa de Musk labareda de “North American Incumbência Standard” (NACS, em inglês). A infraestrutura da Tesla também é considerada mais rápida e confiável.

Porquê cortes, Rivian, Ford e outras fabricantes perderam seus principais pontos de contato na unidade de carregamento da Tesla, pouco antes do início do movimento de verão na UE. A executiva Rebecca Tinucci foi uma das principais executivas responsáveis ​​pela construção e gestão de parcerias externas da rede Supercharger e foi muito muito avaliada, disse duas pessoas que trabalharam com ela dentro e fora da Tesla.

A Bloomberg confirmou que Tinucci já não estava mais listado nos organogramas internos nesta terça (30). Ela foi uma das executivas de maior escalação da Tesla, vindo discursar no Investor Day da empresa em março de 2023. Ela não respondeu aos pedidos de comentários.

Segmento da equipe de manutenção do Supercharger que gerencia o entrada de trem à rede permanente intacta, segundo uma das fontes. A Tesla vem construindo adaptadores CCS para NACS em Buffalo, Novidade York, e os envia para montadoras parceiras. As empresas que compartilham contratos com a Tesla usam esses adaptadores porquê uma solução de limitado prazo. Os clientes que utilizam veículos elétricos da Ford poderão utilizar a rede Supercharger com um adaptador, e a tecnologia será integrada nos veículos da marca a partir de 2025.

Rivian e Ford ainda vão enviar adaptadores para seus clientes, segundo comunicados das empresas. No sexto dia, antes dos cortes na visão do Supercharger da Tesla, a Ford disse aos donos de seus carros elétricos que as entregas podem ser atrasadas em alguns casos devido a “restrições” com o fornecedor.

Continua depois da publicidade

O fácil entrada a carregadores rápidos é visto porquê fundamental para a adoção de veículos elétricos. A Tesla investiu bilhões de dólares no desenvolvimento de uma rede global de Superchargers, causando inveja a outros fabricantes. É também um componente crítico das vendas da Tesla. Quando divulgou seus resultados do 1º trimestre na semana passada, a montadora disse que a separação estava crescendo.

“A partir do final de febreiro, começamos a perfurar nossa rede norte-americana de Superchargers para mais motoristas de veículos elétricos que não sejam da Tesla”, escreveu um montadora em sua apresentação aos acionistas.

A empresa liderada por Musk também possui parcerias com outras montadoras, incluindo Stellantis, Volvo, Polestar, Kia, Honda, Mercedes-Benz e BMW. Não está evidente quem supervisionará agora as parcerias da Tesla com essas empresas. GM, Volvo e Polestar devem lançar carregadores NACS para seus clientes em um porvir próximo, segundo o site da Tesla.

A Tesla tinha 6.249 estações Supercharger e mais de 57.000 conectores no final do primeiro trimestre. Ela tem mais carregadores rápidos nos EUA do que todos os outros aventureiros juntos, de negócio com dados da BloombergNEF.

Você está cá A informação noticiou pela primeira vez os cortes da equipe do Supercharger, citando um memorando de Elon Musk.

© 2024 Bloomberg LP





Fonte

Related Posts

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Saiba Mais

Política de Privacidade e Cookies