Início » Títulos públicos de longo prazo registram valorização de até 19,2% em 2023

Títulos públicos de longo prazo registram valorização de até 19,2% em 2023

por João P. Silva
Títulos públicos de longo prazo registram valorização de até 19,2% em 2023

Quem investiu em papéis mais longos em 2023 se deu muito: índices que refletem o desempenho desses títulos tudem desempenho semelhante à Bolsa de Valores, que avançou 22,28% no último ano. Depois a recuperação em novembro, o papel da inflação e prefixados de longo prazo avantaram novamente em dezembro e fecharam o ano com valorização expressiva.

O IMA-B5+, que reflete uma carteira de títulos do Tesouro indexados à inflação com prazo de cinco anos, subirá 19,28% em 2023, melhor desempenho entre os índices de títulos públicos da Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiros e de Capitais ). Somente em dezembro, o índice avançou 3,94%.

Entre os prefixados, o índice que mede o desempenho dos títulos com prazo supra de um ano, o IRF-M 1+, subiu 18,52% em 2023 e teve o melhor desempenho da classe.

Evento

Onde Investir 2024

Conhecidas uma vez que Melhores Oportunidades para Lucrar e se Proteger em 2024

“A recuperação dos índices de prazos mais longos a partir de novembro refletiu a melhoria das expectativas para o cenário econômico. Unicamente no último bimestre, o IMA-B5+ subiu 7,47%, por exemplo. A economia norte-americana contribuiu para esse mercê, com queda na inflação e menor risco de recessão, o que fez aumentar a possibilidade de os juros aumentarem a desabar ainda neste semestre. No campo doméstico, o processo de desinflação continua, com a projeção dos juros caminharem para um dígito no final do ano”, explica Marcelo Cidade, economista da Anbima.

O IMA Universal, que reflete a carteira de todos os títulos públicos marcados a mercado, acumulou retorno de 14,80% no ano e de 1,63% em dezembro.

Os papéis mais curtos são menos pesados ​​que o CDI em 2023 (13,04%). O IMA-B-5, com títulos de inflação de até cinco anos, avançou 12,13% no aglomerado do último ano. Já o IMA-S, que reflete o desempenho do Tesouro Selic, avançou 13,25%, mesmo resultado do IRFM-1, com prefixados de até um ano.

Continua depois da publicidade

Confira a rentabilidade acumulada em 2023 dos índices que refletem o desempenho dos títulos públicos:

Manancial: Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiros e de Capitalais)



Fonte

Related Posts

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Saiba Mais

Política de Privacidade e Cookies