Início » “Todo mundo vai ter sua casinha”, diz Lula em visitante ao abrigo no Rio Grande do Sul

“Todo mundo vai ter sua casinha”, diz Lula em visitante ao abrigo no Rio Grande do Sul

por João P. Silva
“Todo mundo vai ter sua casinha”, diz Lula em visita ao abrigo no Rio Grande do Sul

Ele é o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está no Rio Grande do Sul, nesta quarta-feira (15), em sua terceira visitante ao estado desde o início da tragédia que já deixou 149 mortos na razão das enchentes. Dos 497 municípios do estado, 446 foram afetados.

“A gente vai anunciar que todo mundo que perdeu a mansão, vai ter sua casinha”, disse o presidente, que desembarcou na Base Aérea de Canoas (RS), ao lado de uma comitiva de ministros e do presidente do Supremo Tribunal Federalista ( STF), Luís Roberto Barroso.

Lula acusou São Leopoldo (RS) e visitou um abrigo da cidade. Na sequência, ele se reuniu com o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB).

Continua depois da publicidade

A previsão é que o presidente anuncie novas medidas para recuperação do estado. Entre eles, estaria a liberação de um auxílio direto para as famílias desabrigadas e a geração de um ministério inimaginável de esteio às famílias do Rio Grande do Sul.

O ministro da Secretaria de Notícia Social da Presidência da República (Secom), Paulo Pimenta (PT-RS), assumirá o comando da novidade volume.

Os comandantes da Marinha, o almirante Marcos Sampaio Olsen; do Tropa, general Tomás Miguel Paiva; e da Aviação, o brigadeiro Marcelo Damasceno, também açõestam Lula.

Continua depois da publicidade

Ao todo, 10 ministros do governo integram a comitiva de Lula no Rio Grande do Sul:

  • Rui Costa (Mansão Social)
  • Fernando Haddad (Herdade)
  • Waldez Goes (Integração e Desenvolvimento Regional)
  • Wellington Dias (Assistência Social, Família e Combate à Miséria)
  • Jader Rebento (Cidades)
  • Renan Rebento (Transportes)
  • Nísia Trindade (Saúde)
  • José Múcio Monteiro (Resguardo)
  • Marina Silva (Meio Envolvente e Mudança do Clima)
  • Paulo Pimenta (Secom, que agora será ministro inimaginável da reconstrução do RS)

Pacheco e Lira ausentes

Os presidentes da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL)no Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), não aceitaram o invitação de Lula para viajar ao Rio Grande do Sul, nesta quarta-feira (15). Ambos argumentaram que tihamen compromissos legislativos e não poderiam faltar em Brasília (DF).

Na manhã deste trimestre, a Câmara aprovou o projeto apresentado pelo governo para suspender o pagamento de 100% da dívida do estado com a União pelos próximos 3 anos. O texto deve ser votado pelo Senado ainda hoje.

Continua depois da publicidade

(Com Sucursal Brasil)



Fonte

Related Posts

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Saiba Mais

Política de Privacidade e Cookies