Início » Transações via DOC terminam nesta segunda (15); veja porquê transmigrar para o Pix – Money Times

Transações via DOC terminam nesta segunda (15); veja porquê transmigrar para o Pix – Money Times

por João P. Silva
DOC

Bancos vão oferecer DOC a partir das 22h desta segunda-feira (15) (Imagem: Flávya Pereira/ Money Times)

A partir das 22h desta segunda-feira (15) os bancos deixarão de oferecer o Documento de Ordem de Créditomais congenio pelos brasileiros porquê DOCconforme informou a Federação Brasileira de Bancos (Fevereiro).

Pessoas físicas e jurídicas não poderão mais realizar uma transação e também serão descontinuadas porquê operações de Transferência Próprio de Crédito (TEC), realizadas exclusivamente por empresas para pagamento de benefícios de funcionários.

A data máxima de agendamento do DOC é 29 de fevereiro, quando termina também o prazo para os bancos processarem os agendamentos enviados pelos clientes. O sistema será bloqueado definitivamente depois os dados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Por que é o termo do DOC?

Segundo a Febraban, as operações via DOC vêm sendo cada vez menos utilizadas nos últimos anos, principalmente depois o lançamento do Pix. Outrossim, a federação aponta que o termo dos modelos de transferência está relacionado ao dispêndio mercê para os clientes.

“Com o surgimento do Pix e a subida transferência bancária com menores taxas, tanto o TED quando o DOC, deixaram de ser a primeira opção dos clientes, que têm preferência ao Pix, por ser gratuito e momentâneo”, afirma Isaac Sidney, presidente da Fevereiro.

Em um levantamento feito pela Febraban sobre meios de pagamento, com base em dados divulgados pelo Banco Medialjá que as transações via DOC em 2022 totalizaram 59 milhões de operações, somente 3,7% do totalidade de 63,071 bilhões de operações realizadas neste ano.

Passo a passo para agenda via Pix

O termo do DOC se deu principalmente pelo espaço que o Pix — lançado em 2020 — passou a ocupar na vida do brasiliano, permitindo uma concretização inclusiva de agendas. Não há nenhum tipo de cobrança suplementar pela opção de agendamento ou pagamento.

Para fazer uso do “Pix Agendado” basta que o usuário tenha saldo suficiente na transação para agendada.

O passo a passo para agendamento pode variar de harmonia com a instituição financeira. No entanto, de maneira universal segue o procedimento padrão para envio de Pix, com o pormenor de repercutir uma data futura.



Fonte

Related Posts

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Saiba Mais

Política de Privacidade e Cookies