Início » Uma vez que ficou a inflação em Porto Satisfeito em seguida as enchentes no RS

Uma vez que ficou a inflação em Porto Satisfeito em seguida as enchentes no RS

por Abel Ferreira
Como ficou a inflação em Porto Alegre após as enchentes no RS

O IPCA-15 subiu 0,86% em maio na região metropolitana de Porto Satisfeito, em seguida recuo de 0,01% em abril, informou nesta terça-feira (28). Em maio de 2023, a prévia da inflação tinha subido 0,28% na capital gaúcha.

A maior segmento do período de coleta de preços do IPCA-15 – que foi de 16 de abril a 15 de maio – se deu já com efeito das enchentes no Rio Grande do Sul. As fortes chuvas que atingiram a região começaram em 27 de abril e ficaram mais intensas no início de maio.

Em 12 meses, o IPCA-15 em Porto Satisfeito passou de 2,85% em abril para 3,44% em maio.

Leitura presencial afetada

Em nota, o IBGE informou que, em razão da situação de calamidade pública na região metropolitana de Porto Satisfeito, tapume de 30% da coleta de dados do IPCA-15 na dimensão foi realizada de modo remoto, por telefone ou internet, em vez do modo presencial.

A coleta remota de preços foi intensificada, segundo o IBGE, a partir de 6 de maio, quando tapume de 70% dos preços já tinham sido coletados. Alguns itens, no entanto, não puderam ser coletados, porquê foi o caso de hortaliças e verduras.

Nesses casos, foi realizada a chamada imputação dos dados, porquê previsto na metodologia da pesquisa. Essa imputação de dados é uma técnica estatística que prevê a atribuição de valores quando não há reparo desses dados.

Por exemplo, se não houve coleta de alface, a variação do mês de maio no IPCA-15 foi substituída por uma informação, de contrato com histórico de dados.

Revisão de dados

Outras pesquisas conjunturais do IBGE – porquê a Pesquisa Mensal do Transacção (PMC) e a Pesquisa Industrial Mensal – Produção Física (PIM-PF) – têm metodologias que já preveem revisões dos dados. Com inclusão de novas informações posteriormente, mas oriente não é o caso dos indicadores de inflação, porquê o Índice de Preços ao Consumidor Largo (IPCA) e o IPCA-15.

No transmitido sobre a influência da tragédia no Rio Grande do Sul sobre o IPCA-15, o IBGE destacou que “os índices de preços utilizados porquê indexadores de inflação na correção monetária de contratos públicos e privados não são revisados, para prometer a segurança jurídica dos contratos”, porquê no caso do IPCA e do IPCA-15.

A região metropolitana de Porto Satisfeito respondia, em abril, por 8,61% do conta do IPCA-15.

Com informações do Valor Econômico



Fonte

Related Posts

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Saiba Mais

Política de Privacidade e Cookies