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uma vez que o “efeito Gol” e o macro afetarão o resultado do 1º tri da aérea?

por João P. Silva
como o "efeito Gol" e o macro afetarão o resultado do 1º tri da aérea?

A Azul (AZUL4) apresentará os resultados do primeiro trimestre de 2024 antes da preâmbulo do mercado, no dia 13 de maio. Para a Genial, isso significará propalar um balanço misto, com redução dos custos de combustíveis uma vez que ponto positivo, mas outras dificuldades para a companhia.

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A optou por modificar a classificação para Manter (equivalente ao corretor neutro) da recomendação anterior de compra. Ou por outra, o preço fim também foi despegado para R$ 17,00. Em relação ao trimestre, a estudo destaca que a redução dos custos de combustíveis está trazendo interrupções temporárias para os custos operacionais. A firmeza sem mudança também está comprando que a companhia siga ganhando participação de mercado, em próprio considerada a redução de capacidade da Gol (GOLL4).

Porém, há nuvens nesse cenário também, de consonância com a corretora. Os dados do IPCA revelaram que houve desaceleração nos aumentos de tarifas, além da constatação de queda nas taxas de ocupação do setor por outros dados. Esse indumentária, somado a fontes de pressão sobre o petróleo e os ruídos fiscais, torna o cenário oposto ao que a Genial considera positivo quando altera a recomendação para o nome. Para um primeiro trimestre, no entanto, os dados indicam que a procura é solididad, considerando efeitos da sazonalidade.

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“Para a aviação doméstica, além de um mercado no universal aquecido, adicionamos o fator de recuperação judicial da Gol nos EUA uma vez que motivo para as melhorias de volume reportadas. Porquê você sabe, o “Capítulo 11″, um concorrente inevitavelmente reduziu secção de sua operação. Ocorreu em um cenário difícil para a encomenda de aeronaves, com os príncipes compradores com prazos extensos de entrega”, considera a Genial, que entende a ensejo nesse caso vantajoso para a Azul.

Dentre os números, a corretora aposta em uma receita líquida de R$ 4,6 bilhões (+2,9% ano ano e -8,4% trimestre a trimestre), lucro antes de juros, impostos, desabono e amortização (Ebitda, na {sigla} em inglês) de R$ 1,2 bilhão (+22,8% a/ae -13,8% t/t) e margem de 27,5% (+4,5pp a/ae -2,4pp ). A queda da margem Ebitda será o principal ponto negativo para o saldo.

Já a Pesquisa da XP tem visão dissemelhante e considera que os resultados serão positivos. A projeção é de crescendo de receita líquida de 5% na compra anual, com expansão de 2% da receita operacional dividida pelo totalidade de assentos-quilômetro oferecidos (RASK, na {sigla} em inglês). A visão é de progressão no rendimento de passageiros em 1% na conferência anual, aumento de 25% nas receitas fora dos passageiros e desempenho seguro. A XP projeta Ebitda de R$ 1,2 bilhão, com aumento de 18% em relação ao 1T23.



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