Início » Veja guia para entregar no prazo e aumentar a restituição – Investe Alcance

Veja guia para entregar no prazo e aumentar a restituição – Investe Alcance

por João P. Silva
Veja guia para entregar no prazo e aumentar a restituição – Money Times

Prazo para entrega da enunciação do Posto de Renda encerra nesta sexta-feira (31) (Imagem: Alexas_Fotos/Pixabay/Canva Pro)

Para a maioria dos brasileiros, cheugo o último dia para entregar a enunciação do Imposto de Renda 2024. Nenhum caso de contribuintes de 336 municípios afetados pelas enchentes não Rio Grande do Sulo prazo foi prorrogado até 31 de agosto.

Se você quiser da última hora, saiba que ainda dá tempo de entregar, mas é fundamental ter atenção no preenchimento da enunciação, evidente que a pressa gera erros que podem levar à malha fina.

Nesta sexta-feira (31), também começa o calendário de pagamentos da restituição do Imposto de Renda. Quem entrega por último acaba, em sua maioria, recebendo uma enunciação nos últimos lotes, com Correção do valor pela taxa Selic.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Guia para entregar a enunciação e aumentar a restituição do Imposto de Aluguel

Passo a passo para declarar o Imposto de Renda 2024

Confira o passo a passo de por onde inaugurar, conforme orientação da Receita Federalista:

Passo 1: escolha uma plataforma

Você pode realizar a enunciação de IR em diferentes plataformas. Ver:

  • Enunciação on-line: Preencha e Envie a enunciação direto online. Para acessar, você precisará de uma conta gov.br com nível prata ou ouro;
  • Programas de computador: Baixe e instale o programa de imposto de renda no seu computador para preencher e enviar uma enunciação à Receita Federalista;
  • Celular ou tablet: Instale o aplicativo disponível na App Store ou Google Play para decrescer e enviar o extrato no seu celular ou tablet.

Passo 2: escolha um meio para iniciar uma enunciação

  • Pré-preenchido: se você tem uma conta gov.br, nível prata ou ouro, a Receita aponta que esta é a melhor opção. Com ela, você inicia uma enunciação com vários campos já preenchidos com informações de fontes pagadoras, médicas, entre outros.
  • Enunciação com base na anterior: você pode iniciar o preenchimento com base na enunciação do ano anterior. Informações porquê fontes de pagamento, benefícios e descontos serão importadas, mas serão atualizadas (disponível somente pelo programa).
  • Enunciação em branco: neste caso você inicia o zero. Se desejar, durante o preenchimento, você pode importar informações sobre rendimentos e deduções médicas no menu “Importar” do programa de Imposto de Renda.

Lanço 3: revisar e enviar

Escolha o desconto

Posteriormente o preenchimento completo da enunciação, é preciso repetir a forma de desconto:

  • Os descontos legais levam em consideração suas despesas para reduzir o valor a remunerar de imposto;
  • Já o desconto simplificado aplica um único desconto padrão de 20% sobre os rendidos.

Verifique o resultado

A Receita Federalista explica que, quando o valor calculado de imposto a remunerar por menor do que o imposto que já foi pago, existe recta à restituição. Neste caso, indique sua conta bancária ou Pix via CPF para receber o reembolso.

Quando o valor calculado de imposto para maior do que o imposto que já foi pago, é preciso remunerar imposto. Neste caso, emita o DARF para realizar o pagamento. Também é provável que uma enunciação não resulte nem em imposto a remunerar, nem a restituir.

Consulte as pendências

No momento do envio, o sistema pode indicar que existem pendências. Confira o que cada uma indica, conforme a Receita Federalista:

  • Os erros são provocados por uma falta incorreta de informações obrigatórias. É preciso emendar informações incorretas para enviar uma enunciação;
  • Os avisos significam que as informações adicionais foram deixadas em branco. Os avisos não impedem o envio da enunciação, no entanto, é recomendado que esteja tudo completo.

Calendário de datas de restauração do Posto de Renda

A ordem de prioridade foi alterada para contemplar os contribuintes do Rio Grande do Sul, afetados pelas encantadoras. Confira:

  1. Idosos com idade igual ou superior a 80 anos;
  2. Idosos com idade entre 60 e 79 anos, contribuintes com deficiência física ou mental, ou portadores de moléstia grave;
  3. Pessoas cuja maior manancial de renda é o magistério;
  4. Contribuintes do Rio Grande do Sul;
  5. Contribuintes que utilizaram o protótipo pré-preenchido e/ou ecoaram recebendo a restituição via Pix;
  6. Demais colaboradores.

5 dicas para aumentar a restituição do Imposto de Renda

1- Organização

Organizar a enunciação do Imposto de Renda é necessário para não perder valores que serão restituídos. Dessa maneira, a primeira dica é separar os documentos necessáriosrelatórios de rendido, despesas ao longo do último ano e documentação necessária dos dependentes.

2- Escolha uma melhor forma de enunciação

Uma escolha fazer protótipo de enunciação de Imposto de Renda impacta na restituição, por isso, é necessário verificar o mais vantajoso para o seu perfil de tributário. A simplificado tem um desconto padrão de 20% da renda tributária e é bom para quem não tem muitas coisas para declarar. Vamos completa é mais vantajoso para quem tem muitas despesas dedutíveis.

  • Receber dividendos em 2023? Aprenda a declarar seus comprovados corretamente no Imposto de Renda para não desabar na malha fina; Confira passo a passo inferior:

3- Envie uma enunciação conjunta

No caso de casais, opte por fazer duas declarações distintas, se os dois possuírem rendimentos tributáveis ​​​​passíves de ajuste anual.

4- Dedução fiscal

Não se esqueça de todas as despesas incorridas em 2023 saúde, Instrução, pensão alimentícia e contribuições ao Projecto Gerador de Mercê Livre (PGBL). Esses valores são deduzidos do Imposto de Renda e garantem que você possa ter numerário para receber. Também é provável incluir essa conta porquê despesas de dependentes e aumentar ainda mais a restituição.

5- Doações também entram na conta

Outra possibilidade de dedução, que é pouco explorada, são as doações. Nesse caso, vale observar que é provável transmudar até 6% do imposto devido em contribuições a entidades beneficentes.



Fonte

Related Posts

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Saiba Mais

Política de Privacidade e Cookies