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Veja passo a passo para obter nova carteira de identidade

por João P. Silva
carteira de identidade

A Nova Carteira de Identidade deve ser emitida em todo o Brasil a partir desta quinta-feira (11) (Imagem: Agência Brasil)

A partir desta quinta-feira (11) todos os Estados que Distrito Federal devem passar a emitir a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN),seguindo o fim do prazo dado pelo governo federal para que os governos estaduais adotem as medidas necessárias para se adequarem.

O documento deve apresentar o RG (Registro Geral), estabelecendo pela primeira vez um padrão de missão e modelo para todos os 27 órgãos de identificação, coibindo as fraudes de identificação no Brasil.

A primeira via e a atualização do documento são gratuitas. Da mesma maneira que a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), o documento está disponível em versão física digital.

“A Carteira de Identidade Nacional usa o CPF como número único, o que possibilita melhorar os cadastros administrativos, fortalecer as vericações das Forças de Segurança Pública e mitigar os problemas de fraudes no Brasil”, explica. Ministério da Gestão e Inovação.

Segundo dados da pasta divulgados nesta quinta (11), mais de três milhões de brasileiros já têm uma nova carteira de identidade, que até o momento é emitido em 23 estados, mais o Distrito Federal.

São eles: Acre, Alagoas, Amazonas, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, ParáParaíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grandede do Norte Rio Grandede do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.

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Como tirar a Carteira de Identidade Nacional (CIN)

Conforme informações Ministério da Gestão e Inovação nos Serviços Públicosos brasileiros podem emitir a nova carteira nos Institutos de Identificação dos Estados sim Distrito Federal.

Para tirar a primeira via da CIN, é preciso apresentador a certidão de nascimento ou casamento.

Após emitido a primeira via da CIN, o cidadão poderá utilizá-la de maneira digital. Veja passo a passo:

  1. realizar download do aplicativo Gov.br;
  2. logar na conta;
  3. acessar “Carteira de documentos”;
  4. clique no botão “+”;
  5. Selecione a “Carteira de Identidade” e clique em “Adicionar documento”.

O período pelo qual o novo documento é válido varia de acordo com a faixa etária. Confira:

  • 5 anos para crianças de zero a 12 anos incompletos;
  • 10 anos para pessoas de 12 a 60 anos incompletos; sim
  • validade indeterminada para quem tem acima de 60 anos.

Vale lembrar que o RG tem validade até 28 de fevereiro de 2032. Dessa forma, dá tempo para que o documento seja atualizado.



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