Início » Vem aí mais queda da Selic? Campos Neto fala sobre retirada das projeções de cortes da ata do Copom – Investe Alcance

Vem aí mais queda da Selic? Campos Neto fala sobre retirada das projeções de cortes da ata do Copom – Investe Alcance

por João P. Silva
campos neto (2)

O presidente do Banco Medial esteve em São Paulo nesta quinta-feira (28) para coletiva de prensa sobre o relatório de inflação de março (Imagem: Marcos Oliveira / Sucursal Senado)

O presidente do Banco Medial, Roberto Campos Neto, afirmou nesta quinta-feira (28) que a retirada do guidance da última ata da reunião do Copom, divulgada na terça-feira (26), não significa uma mudança do cenário, mas sim uma abordagem mais cautelosa quanto aos cortes de juros nas próximas reuniões.

“O cenário não mudou substancialmente; entende-se que temos menos visibilidade. Ter menos visibilidade não quer manifestar que o caminho mudou”, apontou Campos Neto, durante a coletiva de prensa do relatório de inflação do mês de março.

  • [O Brasil está no rumo certo?] É o que alguns dos maiores economistas e investidores do Brasil vão debater em um evento 100% online e gratuito; clique cá para observar

Na última reunião, o Comitê decidiu por mais um namoro de 0,50 ponto percentual (p.p) na Selic, a taxa básica de juros, que agora está a 10,75% ao ano. Já na ata, foi sinalizado que um namoro de mesma magnitude poderia ser previsto para a próxima reunião, retirando o plural que estava sendo adotado até portanto nos últimos comunicados.

Ou por outra, no relatório de inflação divulgado hoje, o Comitê ainda enfatiza que a magnitude totalidade do ciclo de flexibilização ao longo do tempo dependerá da “evolução da dinâmica inflacionária, em peculiar dos componentes mais sensíveis à política monetária e à atividade econômica, das expectativas de inflação, em privado daquelas de maior prazo, de suas projeções de inflação, do hiato do resultado e do balanço de riscos”, conforme descrito no texto.

Campos Neto citou ainda as incertezas tanto no cenário internacional quanto no pátrio, falando rapidamente sobre a questão fiscal. Para o presidente da autonomia, a equipe não entende que o fiscal hoje geraria uma surpresa muito negativa porquê o mercado espera. No entanto, eles continuam preocupados com a trajetória da dívida, em porquê será a firmeza fiscal para frente, porquê serão as trajetórias de dívidas e porquê isso impacta o cenário inflacionário. Isso, segundo ele, não mudou.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

PEC da autonomia do Banco Medial 

O superintendente do banco médio brasílico ainda foi questionado sobre as recentes falas do ministro da Economia, Fernando Haddad, sobre a PEC que prevê a autonomia financeira do BC. Sobre o ponto, Neto lembrou que a proposta não foi enviada pela autonomia e, sim, pelo legislativo.

Em entrevista para a CNN, Haddad criticou o indumentária de Campos Neto ter ignorado o governo na pronunciação da proposta e que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva não foi procurado para debater o ponto.

“Eu fui o promotor da aproximação do Roberto com o governo, em universal, e com o presidente da República, em privado. Eu penso que, em se tratando da Constituição do país, haveria uma conversa prévia. E não houve. Foi isso o que eu disse para o Roberto”, disse Haddad.

  • Alguns dos maiores economistas, investidores e analistas do Brasil estarão reunidos no Macro Summit Brasil 2024, evento online que promete agitar a Faria Lima entre os dias 9 e 11 de abril; retire cá o seu ingresso gratuito

No entanto, durante o evento mais cedo, Campos Neto disse que tem tentado uma aproximação maior do legislativo com o governo para que ambos estejam integrados e conversando sobre o ponto. “Esse ponto não era para ter sido tratado na mídia, foi o que combinei com o ministro Haddad”, ressaltou.

A PEC 65/2023 determina que a poder monetária deixe de ser uma autonomia federalista com orçamento vinculado à União e passe a ser uma empresa pública com totalidade autonomia financeira e orçamentária.



Fonte

Related Posts

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Saiba Mais

Política de Privacidade e Cookies