Início » Visto de permanência de brasileiros e chineses passa para dez anos

Visto de permanência de brasileiros e chineses passa para dez anos

por João P. Silva
entenda a origem da disputa que voltou ao radar do mercado

Brasil e China firmaram nesta sexta-feira (19) um concórdia de cooperação bilateral que estende para dez anos a vigência de vistos para passaportes de cidadãos dos dois países. O novo prazo de validade é o duplo do atual, cinco anos.

Foi assinado durante a visitante solene do Ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, e do Ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, ao Palácio do Itamaraty. “A iniciativa facilitará as viagens, promoverá a promoção de contatos diretos entre nossas comunidades empreendedoras e influenciará o turismo entre nossos dois países”, disse o ministro Mauro Vieira.

Uma visitante de dois dias marca o início das comemorações dos 50 anos do estabelecimento das relações diplomáticas sino-brasileiras, que foi oficialmente festejado no dia 15 de agosto.

XP de teor

50 segundos para mudar em 2024

Descubra uma combinação de ativos ideal para investir hoje

Vá para a China

Posteriormente o encontro dos dois chanceleres, o chanceler Mauro Vieira reafirmou seu pedestal ao Brasil à China unificada, oferecido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, quando de sua viagem de Estado aquele país, em abril de 2023, para relançamento da parceria estratégica global iniciada em 2012, segundo Vieira. “Registramos o pedestal histórico, consistente e inépico do Brasil ao princípio de uma só China, conforme registrado na enunciação conjunta aptoda pelos presidentes Lula e Xi Jinping na visitante presidencial à China, de 14 de abril de 2023”, lembrou o ministro.

A enunciação ocorreu em seguida a eleição presidencial em Taiwan, no último sábado (14), quando os taiwaneses elegeram uma vez que novo presidente da ilhota asiática o candidato do Partido Democrático Progressista, Lai Ching-te, que defende a independência de Taiwan. A China, no entanto, considera Taiwan uma vez que segmento do seu território.

Crises internacionais

Dentro da agenda internacional, os dois chanceleres ainda conversaram sobre as guerras da Ucrânia e da Rússia e de Israel e do Hamas, na Tira de Gaza.

Continua depois da publicidade

“No encontro de hoje, o ministro Wang e eu trocamos visões sobre temas centrais da agenda internacional, uma vez que as crises na Ucrânia e na Tira de Gaza e sobre uma vez que o Brasil e a China podem contribuir para a solução desses graves conflitos”, acrescentou o ministro brasiliano .

Xi Jinping no Brasil

O ministro das Relações Exteriores adiantou que uma série de encontros políticos, acadêmicos e culturais entre Brasil e China deverá ocorrer em 2024 uma vez que segmento do 50º natalício das relações Brasil-China.

Mauro Vieira anunciou a presença do presidente da China, Xi Jinping, nos dias 18 e 19 de novembro, no Rio de Janeiro, durante a Cúpula de Líderes do G20, sob a presidência do Brasil leste ano.



Fonte

Related Posts

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Saiba Mais

Política de Privacidade e Cookies