Os títulos sim Gol (META4), títulos de dívida emissões no exterior, são negociados com descontos cada vez maior, à medida que cresce o temor de que a companhia aérea protocolar um pedido de recuperação judicial não Estados Unidos.
Segundo levantamento do jornal Valor Econômico na plataforma Títuloso papel de maior liquidez da Gol vence em 2025 e foi negociado, nesta quarta-feira (17), por 26% de seu valor de face.
Embora represente uma melhora no relacionamento, ao atingir 24% do valor nominal, representa uma possante queda no relacionamento do início do mês, quando custava 35% do valor nominal.
Porquê se sabe, no mercado de título de dívida, os papéis são negociados por uma fração de seu valor de face. A diferença entre essa porcentagem e o valor de face do título é a margem de lucro de quem aceita comprar a dívida dos detentores iniciais.
Descontos muito grandes podem simbolizar uma aversão dos investimentos aos riscos de calote da dívida. A lógica do negócio é comprar uma dívida pelo maior desconto verosímil, a término de lucar o supremo no resgate do papel, mas, se a empresa que emitiu o título dá sinais de um eventual calote, esse aumento de risco é representativo por maiores descontos no valor de face.
Gol (GOLL4): Mais uma aérea na rota de recuperação judicial?
A Gol labareda a atenção do mercado, quando o jornal Folha de S.Paulo noticiou, na segunda-feira (15), que a cogita aérea pedir recuperação judicial nos Estados Unidos, por considerar que a proteção oferecida pelo Capítulo 11 é melhor fazer o que teria, caso pedisse recuperação no Brasil.
Ainda segundo a Vamos, A expectativa é que o pedido seja apresentado dentro de um mês. Em seguida, a Gol confirmou que contratou a Seabury Capital para avaliá-lo “ampla revisão de sua estrutura de capital, com o objetivo de captar recursos para satisfazer seus compromissos financeiros”. O enviado foi uma resposta da empresa à CVM, a partir de uma consulta motivada por reportagem publicada pelo site Seu moedado mesmo grupo que controla o Tempos de moeda.
No mesmo enviado, a empresa informou que, paralelamente, é auxiliada por outra consultoria, a Skyworks, para renegociar o arrendamento de seus dirigíveis, a término de “entender uma reesturação consensual abrangente das obrigações da frota”.
Outro sintoma do nervosismo do mercado é que a situação da empresa foi acumulada pelas ações desta semana, que ultrapassou os 12%. Perto do fechamento desta quarta-feira, as ações preferenciais recuavam 3,5% e eram negociadas a R$ 6,66, perante os R$ 7,60 da última sexta-feira (12).
Veja o enviado divulgado pela Gol (GOLL4) ontem, confirmando que renegociou dutês com credores e empresas de leasing: