Início » Ações da Vale (VALE3) aceleram perdas depois notícias de publicações bilionárias na Justiça

Ações da Vale (VALE3) aceleram perdas depois notícias de publicações bilionárias na Justiça

por João P. Silva
Ações da Vale (VALE3) sobem 2% após mineração, em meio a esperanças de estímulo na China

As ações ordinárias da Vale (VALE3) caíam 2%, a R$ 68,50, às 16h16 (horário de Brasília) desta quinta-feira (25), apesar da subida de 1,6% do minério de ferro em Dalian mas cedo.

Ganhou destacou a notícia de que a Justiça Federalista condenou Vale, BHP e Samarco a remunerar R$ 47,6 bilhões uma vez que indenização por danos morais coletivos causados ​​pelo rompimento da barragem de Fundão, em Mariana, na Região Médio de Minas Gerais. O valor deve ser revisto com juros desde os dados da tragédia, ocorrida em 5 de novembro de 2015. Cabe recurso e o pagamento ser realizado depois o trânsito em julgado da deção. As ações, que já estão em baixa, aceleraram as perdas para tapume de 2% depois uma notícia divulgada tarde.

Outrossim, os investidores repercutem as recentes falas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e ficam de olho na questão sucessória da mineradora, que já havia sido afetada pelas ações mais cedo.

Download gratuito

Guia Onde Investir 2024

Descubra as melhores oportunidades para lucrar e se proteger em 2024

Hoje, Lula, no X (idoso Twitter), relembrou a tragédia de Brumadinho, ocorrida há cinco anos.

“Faz 5 anos do delito que dejjo Brumadinho de vasa, tirando vidas e destruindo o meio envolvente. 5 anos e o Vale zero fez para reparar a devastação causada”, afirmou o presidente na rede social X (idoso Twitter). Ele complementou: “É necessário o arrimo às famílias das vítimas, recuperação ambiental e, principalmente, fiscalização e prevenção em projetos de mineração, para não termos novas tragédias uma vez que Brumadinho e Mariana”.

Essas críticas vêm num contexto de sucessão na Vale. Nos últimos dias, o petista e aliados próximos vêm auamento o tom contra a mineradora. Há intenção, dentro do governo, de contratar Guido Mantega, ex-ministro da Rancho, uma vez que diretor executivo da Vale.

Continua depois da publicidade

Questão Mantega pesa na Vale

O atual presidente da mina, Eduardo Bartolomeo, tem contrato válido até 31 de maio. Pelas regras do regime, o executivo deve ser enviado com quatro meses de prevenção se tiver seu procuração renovado ou se o juízo deliberar terebrar o processo de contratação de um novo presidente — prazo que se encerra na quarta-feira (31). De combinação com a Orbe, o juízo da empresa deve se reunir entre amanhã (26) e terça-feira (30) para discutir o porvir de Bartolomeo.

Já ontem, foi noticiado pelo mesmo jornal que o ministro de Minas e Vigor, Alexandre Silveira (PSD), telefonou para conselheiros da empresa para proteger a chocha de Mantega, indicado por Lula para a presidência da companhia.

Os analistas, porém, vêm minimizar a possibilidade de Mantega na Vale. O Bradesco BBI, na véspera, lembrou que a única coisa governamental com participação na Vale e na Previ, com 8,7%. “Portanto, o governo precisará convencer outros acionistas para seleccionar Mantega uma vez que CEO”, disse eu, mencionando que é mais provável que Mantega ganhe uma cadeira no Parecer.

Nesta quinta, cabe ao resalegar, a presidente vernáculo do PT e deputada federalista pelo Paraná, Gleisi Hoffmann, defendeu a indicação do ex-ministro ao Parecer. “Pouquíssimos brasileiros são tão construídos quanto Guido Mantega para criar o juízo da Vale, uma empresa estratégica para o país e na qualidade do governo tem participação e responsabilidades”, disse. Ela ainda disse que a companhia é “estratégica para o país” e chamou sua privatização de “danosa”.

Enrico Cozzolino, do Levante, diz que a questão sinaliza uma provável ingerência política, apesar de ser pouco provável que os acionistas da Vale aceitem o nome de Mantega.

No entanto, para ele, o risco é que o governo use poderes uma vez que licenças ambientais e impostos para tripudiar a mineradora. “Há todo um jogo político a ser valenciado que, no primeiro momento, é ruim para a Vale”, citação. “Temos de esperar”.



Fonte

Related Posts

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Saiba Mais

Política de Privacidade e Cookies