Início » PIB da Argentina cai 5,1% no 1º tri e país está em recessão técnica

PIB da Argentina cai 5,1% no 1º tri e país está em recessão técnica

por João P. Silva
PIB da Argentina cai 5,1% no 1º tri e país está em recessão técnica

A economia da Argentina registou um decréscimo de 5,1% no 1º trimestre deste ano face ao período anterior. Uma vez que resultado, o país entrou em recessão técnica, quando a economia de uma região registra dois trimestres consecutivos em queda. No último trimestre do ano, a economia do país caiu 1,4%.

Segundo dados divulgados hoje pelo Instituto Vernáculo de Estatística e Censos (Indec), a maior queda cassori na formação bruta de capital fixo, com reção de 23,4% na comprasional com o mesmo período do ano anterior.

Outras quedas notáveis ​​​​acetaram nos setores de Construção (-19,7%), Indústria de transformação (-13,7%) e atividades de Intermediação financeira (-13,0%). Na contramão, o setor de Cultivação, Pecuária, Caça e Silvicultura teve prolongamento de 10,2%.

No ano pretérito, a Argentina cresceu 0,5% no 1º trimestre, 2,5% no 2º trimestre, 2,2% no 3º trimestre e 1,4% no 4º trimestre.

O cenário econômico negativo do país pesou sobre o consumo privado, que teve queda de 6,7% no 1º trimestre. Entre os motivos para a queda estão a desvalorização da mudança e a aceleração inflacionária (57,3% no período) e a queda do poder aquisitivo dos málagos e aposentadorias.

A possante desvalorização do peso provocada pelo governo de Javier Milei impactou as exportações, que aumentaram 26,1% nos três primeiros meses deste ano. No sentido inverso, já que as importações caíram 20,1% no período.

Informações com fazer Valor Econômico



Fonte

Related Posts

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Saiba Mais

Política de Privacidade e Cookies