Início » Presidente do BCE reafirma observação sobre provável cortes de juros no verão europeu

Presidente do BCE reafirma observação sobre provável cortes de juros no verão europeu

por João P. Silva
Presidente do BCE reafirma comentário sobre possível cortes de juros no verão europeu

A presidente do Banco Mediano Europeu (BCE), Christine Lagarde, esclareceu nesta quinta-feira (25) que mantém as declarações feitas há algumas semanas de que os juros na zona do euro podem ser cortados a partir do verão lugar, que começa em meados de junho.

Em entrevista concedida depois a decisão de juros pelo comitê de política monetária, ele evitou responder diretamente se isso descarta a possibilidade de o retardamento inaugurar antes.

Durante coletiva de prensa, Lagarde também ressaltou que os dados mais recentes de índices de gerentes de compras (PMI) na zona do euro sugerem que a economia caminha para uma recuperação ao longo de 2024.

Oferta Exclusiva

CDB 150% do CDI

Invista no CDB 150% do CDI da XP e ganhe um presente restrito do InfoMoney

A responsável pela mando monetária europeia reiterou o compromisso em manter a política monetária em nível restritivo pelo “tempo que for necessário” para reduzir a inflação na zona do euro à meta de 2%

Segundo ela, as taxas básicas atualmente estão em nível adequado para sustar a escalada inflacionária. “As decisões serão tomadas de combinação com os indicadores”, destacou.

A banqueira meão ressaltou que os dados mais recentes têm confirmado as projeções do BCE. De combinação com ela, a inflação subjacente continua arrefecendo, em um sinal de que a política está sendo transmitida à atividade conforme o esperado.

Continua depois da publicidade

Lagarde afirmou ainda que os riscos ao incremento econômico da zona do euro pendem para insignificante, em meio à manutenção da política monetária em nível restritivo e uma série de outros fatores.

Ela comentou que a atividade na região deve ter estagnado no quarto trimestre de 2023 e que os indicadores mais recentes sugerem uma fraqueza.

Para ela, os riscos geopolíticos, principalmente no Oriente Médio, podem afetar negativamente o envolvente econômico e também constituem um potencial fator de aceleração da inflação.



Fonte

Related Posts

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Saiba Mais

Política de Privacidade e Cookies